Especialista diz o que teriam sentido os ocupantes do submarino Titan durante implosão

Uma especialista no assunto falou sobre a implosão e explicou o que provavelmente os ocupantes sentiram.

PUBLICIDADE

Os destroços do submarino desaparecido foram localizados nesta última quinta-feira, 22 de junho. A embarcação levava turistas para um passeio aos destroços do navio Titanic. Os responsáveis pela expedição haviam perdido contato com os tripulantes do submersível Titan no último domingo (18).

PUBLICIDADE

As autoridades trabalharam nas primeiras horas tentando encontrar o submarino e resgatar os tripulantes. Eles teriam oxigênio suficiente para sobreviver até a quinta-feira, 22 de junho. No entanto, foram encontrados os destroços da embarcação e, com isso, anunciada a morte de todos os passageiros que estavam dentro do submersível.

O que teriam sentido os ocupantes do submarino Titan?

Aileen Maria Marty, ex-oficial da Marinha e docente de medicina da Universidade Internacional da Flórida, abordou o assunto durante uma entrevista concedida para a TV americana CNN. De acordo com ela, a pressão no submarino Titan era tão grande que a implosão provavelmente ocorreu em uma fração de milissegundo.

A especialista explicou que o cérebro humano tem capacidade de entender a situação tão rápido. “A coisa toda teria colapsado antes que as pessoas lá dentro percebessem que havia um problema”, ressaltou Aileen. Ela ressaltou que quando acontece uma implosão, o objeto entra em colapso repentinamente, caso a pressão externa seja maior que a interna.

Esse fenômeno acontece na proporção de forças inversa à de uma explosão. A profissional frisou que o menor defeito estrutural pode acabar desencadeando esse tipo de catástrofe em grandes profundidades. De acordo com a professora, os ocupantes da embarcação perderam a vida sem saber que iriam morrer. “Em última análise, entre as muitas maneiras das quais podemos morrer, essa foi indolor”, disse a profissional.

PUBLICIDADE

Anúncio da morte dos tripulantes do submarino

Depois de dias intensos de buscas, a Guarda Costeira americana comunicou oficialmente nesta quinta-feira, 22 de junho, a morte dos passageiros do Titan. Eles encontraram destroços do submarino próximo do Titanic. As autoridades disseram que foi uma implosão catastrófica que tirou a vida dos ocupantes da embarcação.