Frio, escuridão e pouco espaço: como eram as condições dentro do submarino Titan que implodiu durante viagem

Infelizmente, os destroços da embarcação foram encontrados e as autoridades confirmaram a morte dos tripulantes.

PUBLICIDADE

A implosão do submarino desaparecido foi confirmada pelas autoridades nesta última quinta-feira, 22 de junho. O mundo acompanhou apreensivo a história da embarcação que tinha cinco tripulantes, entre eles um piloto e quatro passageiros. O submersível Titan, da empresa Ocean Gate, estava sem contato desde domingo (18).

PUBLICIDADE

O submarino mergulhou rumo a uma aventura ao passado. O objetivo dos turistas era ver de perto os destroços do Titanic, um dos naufrágios mais impactantes da história. Desde a perda do contato com a embarcação, as autoridades competentes tentavam localizar e resgatar os tripulantes. Contudo, o submersível implodiu matando todos os ocupantes de forma catastrófica.

Quais eram as condições da viagem no submarino Titan

O submarino comportava cinco pessoas sentadas e com as pernas cruzadas. Dentro da embarcação não era possível levantar, sentar ou esticar as pernas. Inclusive, uma curiosidade sobre o passeio era a recomendação da empresa Ocean Gate que orientava os passageiros a restringir a dieta o máximo possível. O motivo era evitar idas ao banheiro, pois para fazer as necessidades havia apenas uma espécie de vasilha improvisada que ficava no fundo do submersível.

Se algum passageiro tivesse necessidade de usar o banheiro, uma cortina seria puxada para dar mais privacidade. O comandante da embarcação tinha orientação de colocar uma música mais alta nesse momento. Também havia apenas um ponto de observação que ficaria dentro do próprio banheiro definido pela empresa responsável como o melhor lugar.

À quase 4.000 metros de profundidade, os passageiros podiam apreciar o cenário por meio de uma tela. O submarino era controlado por um joystick semelhante com o que é usado para jogar videogames. O empresário Chris Brown era amigo de um dos passageiros que morreu. Ele contou durante entrevista que deveria ter participado da viagem, mas acabou desistindo após ver a infraestrutura oferecida no passeio.

PUBLICIDADE

Condições do submarino

Devido à grande profundidade, estima-se que as águas fiquem em uma temperatura entre 1 e 2 graus. Outro detalhe é que a embarcação abria somente pelo lado de fora, ou seja, após entrar, os passageiros ficavam presos. A porta somente seria aberta novamente ao voltar para a superfície. Caso algo desse errado mesmo estando próximo da superfície, os tripulantes não conseguiriam sair.