Destroços encontrados: o que acontece com o corpo durante uma implosão como do submarino Titan

Infelizmente, as autoridades confirmaram o falecimento de todos os ocupantes do submarino.

PUBLICIDADE

O caso do submarino desaparecido teve um desfecho triste. Infelizmente, a morte de todos que estavam a bordo do submersível foi confirmada nesta quinta-feira, 22 de junho. A Guarda-Costeira dos Estados Unidos informou que o Titan, embarcação da empresa OceanGate, acabou sofrendo uma implosão instantânea. Isso teria provocado o falecimento de todos os cinco tripulantes que estavam a bordo.

PUBLICIDADE

O professor da IFGW-Unicamp (Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas), Leandro Tessler, falou sobre o assunto e explicou porque acontece a implosão. Para quem não sabe o que é implosão, trata-se do colapso de uma estrutura de fora para dentro.

De acordo com o docente, a implosão de um submarino acontece devido à pressão externa ser maior do que o equipamento consegue suportar. O professor Silvio Melo, docente que atua na Universidade Federal de Pernambuco, explicou ainda que a pressão interna do submersível é a mesma da pressão atmosférica. O que conseguiria manter a embarcação intacta seria a sua estrutura. O efeito da pressão externa exercida sobre o Titan seria a parecida ao de esmagar uma latinha de refrigerante. Desta forma, os corpos também seriam espremidos juntamente com a estrutura do submarino.

A pressão ocasiona outros efeitos além do esmagamento

A forte pressão provocar outros efeitos no corpo além do esmagamento. Quando se entra no mar, a cada 10 metros de profundidade a pressão aumenta em 1 atm – atmosfera. O indivíduo começa a apresentar narcose de nitrogênio a partir de quatro atm.

A narcose de nitrogênio, também conhecida como embriaguez das profundezas, é um efeito que acontece a partir de 30 metros de profundidade. Isso pode acometer mergulhadores que estão respirando ar comprimido, sendo algo incapacitante a 90 metros. Os sintomas são parecidos com o de uma intoxicação alcoólica. A pessoa começa a ficar com raciocínio comprometido, euforia e desorientação.

PUBLICIDADE

O que acontece com o corpo no caso de uma implosão marítima

Especialista afirmam que o corpo de um ser humano que esteja sem a proteção correta, que esteja submetido a tais pressões, acabaria entrando em colapso. Vale ressaltar que outras condições poderiam culminar na morte da tripulação, entre elas a hipotermia e hipoxemia.

A hipotermia ocorre quando o corpo fica em uma temperatura abaixo da adequada. Já a hipoxemia é a falta de oxigenação sanguínea. No caso de uma implosão, seria difícil conseguir encontrar estruturas corporais intactas para serem identificadas.