Vídeos expõem como submarino da expedição ao Titanic teria implodido no fundo do mar

Submarino Titan da expedição ao Titanic teria implodido no fundo do mar com cinco passageiros.

PUBLICIDADE

No final da tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos deu a triste confirmação de que o submarino Titan, que estava desaparecido desde domingo (18), quando saiu para uma expedição ao Titanic, sofreu uma implosão. Os primeiros destroços foram encontrados durante a tarde do mesmo dia.

PUBLICIDADE

Durante as operações de busca pelo veículo, que havia se perdido enquanto realizava uma viagem até os destroços do famoso navio no leito do mar, foram encontrados destroços nas áreas designadas para as buscas.

Implosão de submarino da expedição ao Titanic

A Guarda Costeira especula que um possível dano no casco do submarino tenha comprometido a pressão interna da embarcação, que estava a aproximadamente 4 mil metros de profundidade, resultando em uma implosão, que é um colapso interno em que o objeto se comprime sobre si mesmo.

Infelizmente, todos os cinco tripulantes a bordo da embarcação perderam suas vidas. Dentre as vítimas, estavam pai e filho, além do maior especialista no mundo sobre o naufrágio do Titanic.

Vídeos com a implosão de um submarino no fundo do mar

PUBLICIDADE

Ao contrário de uma explosão, que ocorre quando uma pressão interna acumulada é liberada para o exterior, a implosão é resultado de uma pressão externa que invade um objeto com uma pressão interna diferente, levando ao seu colapso.

É exatamente isso que acontece quando um submarino permanece submerso por um longo período de tempo ou enfrenta problemas em seu casco, ou sistemas de pressurização, tornando-se incapaz de suportar a pressão externa, resultando no colapso da embarcação, que acaba sendo “esmagada”.