Submarino desaparecido: cofundador diz o que ninguém queria ouvir sobre o Titan e notícia é alarmante

O submarino está desaparecido desde o dia 18 de junho e o oxigênio para os tripulantes já teria chegado ao fim nesta quinta-feira.

PUBLICIDADE

Guillermo Söhnlein, um dos fundadores da OceanGate, empresa responsável pelo submarino desaparecido, teve uma nova perspectiva em uma entrevista à BBC News nesta quinta-feira (22). Segundo Söhnlein, é possível que tenha ocorrido uma implosão instantânea da embarcação.

PUBLICIDADE

Ele explicou que, quando opera em grandes profundidades, a pressão é tão intensa que qualquer falha pode resultar em uma implosão imediata: “O que eu sei é que, independentemente do submarino, quando você está operando em profundidade, a pressão é tão grande em qualquer submarino que, se houver uma falha, será uma implosão instantânea. Se foi isso que aconteceu, é o que teria acontecido há quatro dias”, revelou o empresário sobre o cenário desfavorável na busca pelo submarino desaparecido.

Destino trágico para tripulantes

O cofundador da empresa insinuou que, se for confirmado que os destroços encontrados são de propriedade do submarino Titan, as trágicas consequências seriam a perda da vida das cinco pessoas a bordo. Söhnlein também afirmou que o protocolo em caso de perda de comunicação é que o piloto suba à superfície com o submarino.

A expedição submarina, composta por esses cinco homens, tinha como objetivo explorar os destroços do Titanic. No entanto, a embarcação perdeu contato com a Guarda Costeira no último domingo, 18 de junho. Vale ressaltar que Guillermo deixou a empresa há 10 anos, mas foi cofundador ao lado de Stockton Rush, que segue desaparecido com o restante dos tripulantes.

Busca continua mesmo com cenário desfavorável

Especialistas em mergulho submarino previram que o suprimento de oxigênio a bordo seria suficiente apenas até a manhã desta quinta-feira, 22 de junho. Nesse cenário angustiante, a esperança de encontrar sobreviventes se torna cada vez menor. Apesar disso, autoridades e equipes de resgate continuam mobilizados e não desistiram das buscas pelo Titan.

PUBLICIDADE