Febre Maculosa: com novos casos, governo Tarcísio emite alerta para todo estado de SP

Com 12 casos registrados e seis óbitos confirmados no estado, governo emite alerta às pessoas que apresentem sintomas que procurem hospitais

PUBLICIDADE

Com novo caso, Campinas constata a 6ª ocorrência de suspeita da doença febre maculosa. Uma moradora de Hortolândia, 40 anos, cujo nome não foi identificado, esteve presente na festa realizada na Fazenda Santa Margarida do dia 27 de maio.

PUBLICIDADE

Segundo a Secretaria da Saúde, a mulher apontou os primeiros sintomas no dia 10 de junho e continua hospitalizada em uma unidade da rede privada de Campinas, onde espera pelo resultado do exame laboratorial.

Além disso, a Secretaria informou que uma mulher de 38 anos de Campinas também foi internada com suspeita de febre maculosa. Ela esteve na Fazenda Santa Margarida, local onde possivelmente ocorreu a infecção. Conforme declaração da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, a mulher foi em um show de Seu Jorge na Fazenda Santa Margarida, no dia 03 de junho, e foi hospitalizada uma semana após.

Governo do estado de SP emitiu alerta

Mediante o surto de febre maculosa na cidade de Campinas e o aumento de casos no estado, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) emitiu um alerta nesta quarta-feira (14/06) para que as pessoas que estiveram nos eventos da Fazenda Santa Margarida, em Campinas, atentem-se aos sintomas e procurem atendimento médico caso os apresentem.

PUBLICIDADE

Entre os sintomas iniciais estão febre alta, dores musculares, dores de cabeça ou ainda manchas avermelhadas pelo corpo. É necessário que,  apresentados os sintomas e procurando atendimento médico, informe-se que esteve na região de Campinas, que registra no momento um surto da doença.

Já são quatro vítimas confirmadas

Já são vítimas confirmadas da doença. O piloto Douglas Costa, 42 anos, sua namorada, a dentista e biomédica Mariana Giordano, 36 anos, e a dentista Evelyn Karoline Santos, 28 anos. Os três estavam na Feijoada do Rosa e faleceram no dia 8 de junho. Também a adolescente de 16 anos, Érissa Nicole Santos Santana, esteve no evento com seu pai e veio a óbito nesta terça-feira 13 de junho.

O estado de São Paulo registrou em 2023, até o momento, 12 casos de febre maculosa, com seis óbitos confirmados. As regiões com maior ocorrência de casos da doença são Campinas, Assis, Piracicaba e Sorocaba.