Crianças e bebê de 1 ano são localizadas com vida 40 dias após queda de avião na Colômbia; mãe faleceu

A mãe das crianças e dois adultos não resistiram ao acidente no último dia 1º de Maio.

PUBLICIDADE

Na última sexta-feira (9), as Forças Armadas da Colômbia e o presidente Gustavo Petro  confirmaram que as quatro crianças que estavam desaparecidas há 40 dias após a queda de um avião na Colômbia foram localizadas com vida. A operação de busca na selva pelas vítimas, contou com a participação de militares e povos indígenas locais.

PUBLICIDADE

Os irmãos, pertencentes à etnia indígena uitoto, têm respectivamente 13, 9, e 4 anos, além de um bebê que completou um ano durante o período em que estiveram na selva. O acidente ocorreu no último dia 1º de Maio.

Buscas por crianças foram incessantes 

Após o acidente, as crianças permaneceram por mais de um mês em uma área de mata fechada na Amazônia colombiana. Um helicóptero se encaminhou ao local para resgatar as crianças e levá-las à cidade de San José del Guaviare, onde receberam atendimento médico. As equipes haviam encontrado alguns objetos que deram pistas sobre o paradeiro das crianças.

É um grande presente para a Colômbia, um presente para a vida, nossos meninos cuidados pela selva“, escreveu o Presidente da Colômbia através de suas redes sociais. O fato de as crianças terem sido criadas em uma comunidade indígena teria contribuído para que elas pudessem sobreviver aos perigos da mata durante todos esses dias.

Mãe e pilotos faleceram

O piloto Hernando Murcia, a copiloto Herman Mendoza e a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy, faleceram no grave acidente de avião. Em 17 de maio, o Presidente da Colômbia chegou a anunciar nas redes sociais que as crianças haviam sido encontradas, mas no dia seguinte pediu desculpas pela informação incorreta.

PUBLICIDADE