Jovem de 22 anos tem pulmão perfurado por uso de cigarro eletrônico; caso serve de alerta

O técnico de enfermagem precisou passar por um procedimento para restaurar as funções do órgão.

PUBLICIDADE

Um jovem de apenas 22 anos acabou tendo problemas sérios de saúde pelo uso de cigarro eletrônico. Especialistas já alertaram sobre o uso do dispositivo que tem provocados danos que podem ter impactos gravíssimos. Jonathan Belcher, técnico de enfermagem, precisou ser internado com urgência por causa do vape.

PUBLICIDADE

O rapaz teve o pulmão perfurado devido ao uso em excesso do cigarro eletrônico. O fato aconteceu no mês de abril, interior do estado da Virgínia, localizado nos Estados Unidos. O profissional de saúde contou que acordou uma manhã em sua residência sentindo uma terrível dor atrás do ombro esquerdo.

A dor intensa piorava a cada respiração curta. Sentindo muito medo, ele decidiu buscar ajuda médica e procurou o Pronto-Socorro local. Após passar por uma avaliação, Belcher descobriu que o pulmão havia sofrido um colapso. O diagnóstico do rapaz foi pneumotórax, condição que causa vazamento de ar dos pulmões.

O que é pneumotórax?

O problema de saúde é provocado por uma bolha de ar rompida. A bolha acaba enviando ar para o espaço ao redor do pulmão. Acredita-se que o uso do vape em excesso pode provocar a formação de bolhas no órgão. A forte inalação do cigarro eletrônico pode provocar a ruptura de uma bolha já existente.

O ar existente no espaço pleural provocou a elevação da pressão no pulmão. Isso impediu que o órgão normalmente. A equipe médica atribuiu a lesão ao uso do vape, já que o rapaz usava o dispositivo desde os 17 anos. De acordo com o americano, ele usava aproximadamente 20 cigarros por dia.

PUBLICIDADE

Tratamento

Para conseguir aliviar a pressão pulmonar, a equipe médica inseriu um tubo torácico para poder drenar o ar existente entre a parede torácica e os pulmões. No geral, a condição se cura sozinha quando o órgão é reinflado. Contudo, no caso de Belcher foi necessário um procedimento cirúrgico para fazer a reparação de parte do pulmão.