Fim do mundo está próximo? Nasa alerta para asteroide de 200 metros que se aproxima da Terra

Esse asteroide está viajando a mais de 82 mil quilômetros por hora e é uma da possível ameaça ao nosso planeta.

PUBLICIDADE

A Nasa está monitorando um asteroide de 200 metros que estará passando próximo à Terra em breve, a uma velocidade de 82 mil quilômetros por hora. Rápido assim, uma colisão resultaria em um desastre global, causando grande destruição.

PUBLICIDADE

Esse corpo celeste recebeu o nome de 2023 CL3 e está no grupo dos ‘que se aproximam da Terra’ sendo assim uma ameaça. Essa lista procura apontar as rochas espaciais que passam a no máximo 6,4 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Por causa do risco que estas rochas oferecem, precisam ser acompanhadas constantemente. A expectativa é de que o 2023 CL3 passe por aqui no próximo dia 24, a uma distância de 6 milhões de quilômetros.

Projeto da Nasa procura mudar órbita dos asteroides

Acredita-se que este asteroide só poderá ser visto através dos telescópios, porém, esta distância para a astronomia é considerada pequena. Nos últimos anos a Nasa tem investido cada vez mais em métodos de defesa contra esses meteoros, caso algum mude seu percurso e venha em direção da Terra.

Agora não há perigo de uma colisão, por isso o alerta de ‘fim do mundo’ segue descartado, mas esta possibilidade existe. A missão Double Asteroid Redirection Test foi colocada em prática em 2022 e mostrou que é possível alterar a órbita dos asteroides.

PUBLICIDADE

Nasa está de olho nos asteroides

Elon Musk já demonstrou preocupação com a possibilidade de um asteroide colidir com a Terra futuramente, ele explicou que é preciso estudar uma forma de defender o planeta agora, para que no futuro a humanidade não sofra com um impacto que causaria grande destruição.

Depois que o 2023 CL3 passar, a Nasa seguirá como monitoramento deste e de muitos outros asteroides que viajam pelo universo e de tempos em tempos veem nos visitar.