Urgente: barragem pode romper a qualquer momento e trabalhadores são retirados às pressas

Em Minas Gerais, mais uma barragem corre risco de romper a qualquer momento e causar grande destruição.

PUBLICIDADE

A Mina de Serra Azul, que pertence à mineradora ArcelorMittal, na Grande BH, está sob risco iminente de ruptura, não tendo mais nenhuma garantia de segurança. O portal Estado de Minas já vinha alertando para isto desde o início deste mês.

PUBLICIDADE

Uma liminar da Justiça do Trabalho foi entregue nesta última segunda-feira (08), à mineradora, informando que todos os funcionários de duas áreas de risco devem ser retirados imediatamente.

A empresa divulgou um comunicado informando que as providências já estavam sendo tomadas: “Imediatamente após seu recebimento (da liminar), iniciaram-se os esforços de desmobilização, remoção de equipamentos, ações emergenciais e todos os trabalhadores foram retirados da ZAS (Zona de Autossalvamento que compreende a área crítica) dentro do prazo estipulado pela Justiça do Trabalho”.

Situação é crítica nesta barragem em Minas Gerais

Os funcionários que deixaram seus postos cuidam da manutenção presencial desta barragem e precisaram ser retirados às pressas. Há alguns dias o Estado de Minas vem dando destaque ao problema e mostrando que a estrutura minerária é crítica.

De acordo com o EM não há nenhuma garantia de estabilidade, o que coloca em risco a população que ocupa áreas próximas. A Serra Azul é uma das três barragens que atualmente se encontram em pior estado no país.

PUBLICIDADE

Alerta máximo preocupa população

Ela já se encontra no nível 3, que é quando existe o risco iminente de rompimento. Essa barragem tem 5 milhões de metros cúbicos de rejeitos e sua ampliação foi feita com a mesma técnica utilizada pelas barragens de Brumadinho e Mariana, que romperam e deixaram centenas de mortos, além de grande destruição.

As barragens Sul Superior em Barão de Cocais e Forquilha 3 em Ouro Preto, também estão em nível 3, sendo que estas duas pertencem à Vale.