Atenção máxima papais: tocha humana, quebra crânio, apagão; 5 desafios do Tiktok que tiram a vida de crianças

Segundo especialistas, os pais devem mediar a interação dos jovens durante o uso das redes, de modo a evitar comportamentos fatais.

PUBLICIDADE

Recentemente, a morte do jovem americano, Jacob Stevens, de apenas 13 anos, foi objeto de grande repercussão em todo o mundo. O adolescente veio a falecer após tentar cumprir um desafio proposto na rede social Tiktok, denominado Benadryl, ocasião em que ingeriu uma quantidade superior a 14 comprimidos de antialérgico, o que resultou em convulsões e, posteriormente, morte cerebral. 

PUBLICIDADE

O desafio gerador da morte de Jacob é somente um dos que estão viralizando na rede social Tiktok, e são considerados fatais para os praticantes, tendo em vista que estimulam comportamentos como automutilação, estrangulamento e até atos como o de queimar o próprio corpo. 

O risco de morte causado pelos desafios gera preocupação nas famílias e faz com que fiquem em alerta quanto aos conteúdos consumidos pelos jovens na internet. Segundo recomendações de especialistas, cabe aos pais realizar um comportamento de mediação frente ao uso das redes sociais pelas crianças, de modo a evitar a exposição aos conteúdos que podem ser fatais, como os relacionados aos desafios.

Desafios mais comuns

Além do Benadryl, responsável por ceifar a vida do jovem Jacob, os desafios mais comuns, cujas práticas vêm sendo incentivadas pelos jovens nas redes sociais, são: apagão, desodorante, tocha improvisada, rasteira ou quebra crânio.

Fatalidade dos desafios

Segundo um levantamento realizado pela revista norte-americana Bloomberg Businessweek, considerando somente o intervalo de meados de 2021 até novembro de 2022, o desafio do apagão gerou a morte de 15 crianças e 5 adolescentes. Além disso, o desafio da tocha fez com que um jovem de 16 anos tivesse 80% do corpo queimado, ficando irreconhecível fisicamente, de acordo com relato da própria família.

PUBLICIDADE