OMS dá a melhor notícia possível em relação à Covid-19 e enche o mundo de esperança

Organização Mundial de Saúde emite comunicado sobre a Covid-19 que era aguardada por anos.

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (05), a Organização Mundial da Saúde comunicou o fim da emergência declarada para a Covid-19, que já se estendia há mais de três anos. Esse anúncio representa um marco importante, considerando que a pandemia intermitente causou a morte de milhões de pessoas em todo o mundo.

PUBLICIDADE

O diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou com grande otimismo que a doença foi oficialmente encerrada como uma emergência de saúde global. Tal declaração marca um momento significativo na luta contra a pandemia, que mudou radicalmente a vida cotidiana do planeta.

Fim da emergência para a Covid-19 em anúncio da OMS

Diversos países já finalizaram seus estados de emergência relacionados à Covid e afrouxaram muitas das restrições de saúde pública. No próximo dia 11 de maio, os Estados Unidos suspenderão sua emergência. No entanto, a OMS ainda considera uma pandemia, assim como o HIV. O vírus ainda representa uma ameaça global, e é importante continuar a tomar medidas para controlá-lo.

A alteração na denominação da OMS, agora referida como “emergência de saúde pública de interesse internacional”, é um marco importante na forma como a humanidade tem lidado com o novo coronavírus ao longo do tempo.

O Dr. K. Srinath Reddy, ex-líder da Fundação de Saúde Pública da Índia, afirmou que a decisão da OMS de suspender a emergência da Covid-19 foi apropriada. Segundo ele, isso se deve aos altos níveis de imunidade global alcançados por meio da vacinação ou da infecção, ou ambas.

PUBLICIDADE

Números alarmante da Covid-19

De acordo com o referido órgão, em 3 de maio foram contabilizados 765.222.932 casos confirmados da patologia em todo o planeta e 6.921.614 mortes relatadas em todo o mundo. No entanto, esses números podem ser bem maiores, segundo pesquisadores.