Covid-19: São Paulo confirma 1° paciente contaminado com a nova variante

O caso foi registrado na capital paulista; a nova variante provoca febre e irritação nos olhos.

PUBLICIDADE

A Prefeitura da cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira (1/05) o primeiro caso da variante XBB.1.16 da covid-19, conhecida também como Arcturus. Segundo a Secretaria de Saúde do município, o paciente, um idoso de 75 anos, já tinha algumas comorbidades e é acamado. Ele também estava com as vacinas contra o coronavírus em dia, inclusive a bivalente, dose extra da Pfizer.

PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a secretaria, o idoso apresentou sintomas como febre persistente e síndrome gripal no dia 7 de abril. Posteriormente, passou por atendimento em uma unidade hospitalar privada e teve alta na última quinta-feira (27).

OMS monitora nova variante da covid-19

A Secretaria de Saúde de São Paulo disse que a variante Arcturus da covid-19 está sendo acompanhada de perto pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo a pasta, até o momento a variante não apresentou nenhum caso grave ou aumento de contaminações na cidade paulista.

A nova variante causa sintomas comuns das outras variantes, como irritação nos olhos (similar a conjuntivite), febre e tosse seca. Recentemente, a variante Arcturus causou um repentino aumento de casos na Índia.

Vacinação em São Paulo

Segundo a OMS, é importante que todos estejam com o quadro vacinal completo contra o vírus da covid-19, inclusive com bivalente, que protege as formas mais graves da doença. Na cidade de São Paulo, a vacinação está disponível de segunda a sexta-feira entre 7h às 19h em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) e AMA (Assistências Médicas Ambulatoriais).

PUBLICIDADE