PL da censura? Placar indica derrota do Projeto de Lei das fake news; Lira pode não pautar

PL pode ser votada nesta terça-feira (2), mas presidente da Câmara pode tirar de pauta, caso derrota seja certa.

PUBLICIDADE

O Projeto de Lei (PL) 2630/20 está gerando grande discussão nas redes sociais. A votação pode acontecer nesta terça-feira (2) e definir novos rumos para as redes sociais no Brasil. O projeto está sendo chamado de PL da Censura pela oposição.

PUBLICIDADE

A votação do PL 2630/20 foi aprovado com urgência na semana passada, o que pavimentou o caminho para a votação sem que fosse necessário passar por comissões na Câmara dos Deputados. A oposição criticou a agilidade com que houve a aprovação.

Votação pode ser adiada

O Boletim da Liberdade aponta que a chamada PL da Censura pode ser derrotada se for a votação na noite desta terça-feira. Dados deste boletim, indicam derrota do Projeto de Lei com 241 votos contrários à aprovação e 220 votos favoráveis.

Cinquenta e dois parlamentares ainda não haviam se posicionado sobre o tema que será vencido por quem tiver maioria simples dos 513 deputados federais. No fim de semana, o deputado Carmelo Neto havia comemorado o fato de o Partido Republicanos votar contra a PL da Censura.

PUBLICIDADE

Lira pode retirar votação de pauta

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, pode tirar o Projeto de Lei de votação, caso perceba que a derrota será certa. Inicialmente, a votação deve acontecer nesta terça-feira. A PL das Fake News é criticada por alguns setores e defendidas por outros. A chamada grande imprensa, que seria beneficiada com o pagamento de conteúdo jornalístico publicado nas redes sociais, tem apoio a demanda. Por outro lado, há quem alegue que haverá censura a conteúdos. O Ministério da Justiça, por exemplo, acionou o Google depois de a empresa publicar texto contrário à aprovação.