Atleta perde a vida após engolir abelha durante treino; ele sofreu choque anafilático

Após 21 dias de internação, o atleta teve a morte cerebral atestada pelo hospital.

PUBLICIDADE

Waldonilton de Andrade Reis, de 43 anos, faleceu após sofrer choque anafilático. De acordo com os familiares do atleta, ele teria engolido uma abelha enquanto treinava ciclismo na orla da praia da Ponta Negra, localizada na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O fato ocorreu no dia 2 de março.

PUBLICIDADE

O atleta teve morte encefálica atestada nesta última quinta-feira, 23 de março. A informação foi confirmada pela instituição de saúde da capital do Amazonas, após o paciente ter ficado 21 dias internado. De acordo com os parentes do atleta, o homem teria relatado às pessoas que tentaram prestar socorro o que teria acontecido.

Waldonilton explicou que engoliu a abelha, enquanto estava fazendo atividade esportiva. A equipe médica que prestou atendimento ao atleta explicou que o paciente teve choque anafilático. A morte cerebral acabou sendo uma consequência dele ter ficado sem oxigenação no cérebro por mais de três minutos.

Irmã de atleta fala sobre demora no atendimento

Rosilene Reis, irmã do atleta, disse durante conversa ao portal de notícias G1 que Waldonilton ficou muito tempo esperando os primeiros socorros. De acordo com ela, o irmão ficou com dificuldade respiratória por aproximadamente 20 minutos. Isso teria feito com que a situação se tornasse ainda mais grave.

“Não teve um socorro, não teve um posto de saúde, não tem um hospital por perto. O máximo que tinha era uma base do Corpo de Bombeiros que não tinha médico no plantão”, desabafou a irmão do atleta. Um bombeiro chegou ao local e conseguiu reanimar o rapaz. Logo em seguida, ele foi encaminhado para a unidade de saúde que estava mais próxima.

PUBLICIDADE

Parentes lamentam falta de socorro adequado

Os familiares lamentam o socorro inadequado recebido pelo atleta. Eles criticaram o fato do local não ter um posto de saúde, já que se trata de uma área movimentada e turística.