UFPR afasta estudante acusado de homofobia e apologia ao nazismo: ‘pardinhos e misturadinhos’

Aluno de Direito da Universidade Federal do Paraná foi afastado por 30 dias e pode ser expulso após acusações.

PUBLICIDADE

Um estudante de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi afastado após acusação de praticar racismo homofobia e apologia ao nazismo. Em uma rede social, ele enviou áudios para outro colega em que fala que é “branco de verdade” e que tem “gene alemão”, além de uma série de comentários homofóbicos.

PUBLICIDADE

A situação ganhou repercussão após ser divulgada, na última sexta-feira (24/03), pela deputada federal Ana Júlia Ribeiro (PT-PR). Ela usou suas redes sociais para compartilhar os áudios com uma série de ataques.

Homofobia é crime

Em sua publicação, a deputada exigiu que a UFPR tomasse algum tipo de atitude contra o estudante. Ela ressaltou que a universidade e o Ministério Público deviam “investigar a fundo” a situação.

PUBLICIDADE

A UFPR afirmou em nota o afastamento por 30 dias do aluno até que a comissão disciplinar decida se ele pode ser eventualmente expulso da universidade. A Universidade Federal do Paraná ainda completou que “não vai tolerar nenhum tipo de violência de qualquer gênero” e que “tenta proteger a vítima”.

Áudio vazado

De acordo com o site Banda B, as ofensas ocorreram em áudios enviados a um grupo de estudos da universidade. De acordo com a informação, as ofensas começaram depois que um membro desse grupo passou a comentar sobre possível aprovação do acusado em concurso público em Almirante Tamandaré e que poderia vir a ser promovido a procurador municipal.

Ao ser confrontado sobre possível ilegalidade no processo, o acusado passou a disparar o discurso homofóbico, racista e com apologia ao nazismo, inclusive se dizendo ser branco, enquanto os outros seriam “pardinhos”, “misturadinhos”.