Após uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho do estado do Maranhão, informando que funcionários do Outback eram obrigados a se ajoelhar para atender os clientes, a rede de restaurantes informou que proibiu a prática no estabelecimento. O caso repercutiu nas redes sociais após clientes denunciarem o serviço pela internet.
A empresa disse ao portal g1 que nunca recomendou os funcionários a ajoelhar-se, mas sim fazer contato visual com os clientes, agachando-se ou sentando à mesa. Depois da repercussão negativa, o estabelecimento informou que a orientação foi encerrada no último domingo (19).
Funcionários se ajoelharam para advogada
A denúncia foi feita depois que a advogada Beatriz Salgado expôs a norma da qual os funcionários estariam sujeitos. Ela contou que em 16 de março foi até o Outback de São Luís, e que ao ser atendida, a funcionária se ajoelhou. Sem entender, a advogada questionou o motivo e percebeu que outros funcionários estavam tratando os clientes do local da mesma maneira.
Beatriz também disse que chegou a pedir à equipe que não se ajoelhasse. No entanto, uma funcionária respondeu que não podia porque era política da empresa, para que os funcionários estivessem ‘no mesmo nível’ dos clientes. A advogada decidiu fazer um vídeo descrevendo o caso. Ela disse que até recebeu relatos de funcionários e outros clientes, incluindo fotos dos atendentes de joelhos durante o atendimento. Nas redes sociais, clientes do estabelecimento comentaram que presenciaram o mesmo episódio.
Empresa nega suposta regra no atendimento
O Outback Brasil disse em nota que a prática era opcional e que nunca obrigava nenhum funcionário a ficar de joelhos durante os atendimentos. O Ministério Público do Trabalho comunicou que recebeu a denúncia e vai investigar o caso.