Tremor no interior de São Paulo causa correria e deixa moradores desesperados

Os tremores de terra foram registrados em duas cidades do interior paulista.

PUBLICIDADE

O Centro Sismológico da Universidade de São Paulo (USP) registrou um pequeno tremor em duas cidades do interior paulista na última terça-feira (14). Os tremores foram percebidos pelos moradores de Pirangi e Monte Alto, às 5h34 e 11h57 da manhã.

PUBLICIDADE

Conforme a escala Richter, que mede a magnitude, ou a força de um tremor, o terremoto registrado no interior paulista chegou a 2,2. Felizmente não houve feridos ou danos estruturais.

Tremor deixou moradores desesperados

Os tremores durante a madrugada causaram desespero dos moradores de Pirangi. A secretária Maria Cristina da Silva de Carvalho, de 44 anos, contou em entrevista que suas vizinhas saíram correndo de suas residências, e alguns começaram a chorar.

O comerciante de 60 anos, Mauro Donizete Fachini, relatou que ouviu um barulho muito forte quando sentiu os tremores. Ele contou que estava anotando uma compra e chegou a rabiscar todo o papel ao sentir a intensidade dos tremores.

Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura de Pirangi atribuiu o terremoto às formações geológicas da região. A cidade fica em cima do aquífero Guarani, uma reserva subterrânea de água doce, por isso as rochas acomodadas no subsolo produzem tremores, que já foram presenciados há alguns anos.

PUBLICIDADE

Professor esclarece causa de tremores no interior de SP

De acordo com Marcelo Assumpção, que é professor da USP, a grande maioria dos tremores é de origem natural. São movimentos de pequenas falhas geológicas devido à pressão na crosta da terra. Segundo ele, pequenos terremotos podem ocorrer em qualquer parte do Brasil. A grande maioria dos terremotos são de magnitude 2 a 3 e dificilmente causam estragos.