Como limpar colchão encardido?

Confira dicas práticas e eficientes para remover as manchas e encardidos do seu colchão

PUBLICIDADE

Nada pior do que um colchão encardido, não é mesmo? A sensação é que estamos dormindo em um colchão sujo, porém, com o tempo, é normal o colchão ficar meio amarelado.

PUBLICIDADE

Mas a boa notícia é que existem soluções para trazer a brancura de volta ao seu colchão, com a aparência de novo. Então, se o seu colchão está encardido e você não sabe mais o que fazer, vale a pena continuar a leitura e descobrir o que fazer!

Por que um colchão fica encardido?

Com o tempo, o colchão perde sua cor original e ficar com uma aparência encardida, e isso pode ser devido a uma série de motivos:

Causa nº 1: transpiração noturna

A principal causa de colchão encardido é a transpiração noturna. Esse fenômeno afeta mais pessoas que outras, mas todas transpiram à noite.

As noites também podem ser quentes e agitadas e provocar um aumento da produção se suor e sebo. Os fluidos corporais penetram no colchão e acabam o deixando encardido.

PUBLICIDADE

Causa nº 2: uso de óleo para os cabelos e corpo

Uma pele bem hidratada é uma pele saudável, no entanto, o uso de cremes ou óleos antes de dormir podem sujar o colchão.

A gordura se incrusta na densidade colchão, o que significa que atinge as fibras do colchão, sendo outra causa de colchão encardido.

Causa nº 3: uma limpeza inadequada de manchas de urina

Acidentes acontecem em todas as famílias, e sem falar nos traços de urina deixados por animais domésticos no colchão.

Nesse tipo de situação, o ideal é que a limpeza seja feita imediatamente, mas nem sempre é possível. Com o passar do tempo, se essas manchas não forem retiradas, podem provocar o encardido no colchão.

Como limpar colchão encardido passo a passo

Confira, a seguir, um passo a passo para limpar colchão encardido:

Aspire o colchão

Antes de começar a limpeza, use um aspirador de pó para remover a poeira e a sujeira da superfície do colchão. Certifique-se de usar o acessório de estofados para limpar as áreas mais difíceis, como as costuras.

Use bicarbonato de sódio

Espalhe bicarbonato de sódio na superfície do colchão e deixe descansar por algumas horas. Em seguida, aspire novamente para remover o bicarbonato de sódio e a sujeira que ele absorveu. O bicarbonato de sódio é um ótimo removedor de odores e pode ajudar a clarear o tecido do colchão.

Use uma mistura de vinagre e água

Misture partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador. Borrife a mistura na área encardida do colchão e deixe agir por cerca de 30 minutos. Em seguida, esfregue suavemente com uma escova de cerdas macias e deixe secar completamente.

Use um removedor de manchas

Existem muitos removedores de manchas disponíveis no mercado que podem ser usados para limpar colchões encardidos. Basta seguir as instruções do produto cuidadosamente e fazer um teste em uma área pequena do colchão antes de aplicar em toda a superfície.

Proteja o colchão

De acordo com o Portal Webcitizen, para evitar que o colchão fique encardido no futuro, use um protetor de colchão de boa qualidade e lave regularmente a roupa de cama. Isso ajudará a manter seu colchão limpo e protegido contra manchas e sujeira.

Embora a limpeza de colchões encardidos pode ser um processo trabalhoso e demorar um pouco, com essas técnicas, você pode trazer de volta a aparência do seu colchão.

Conclusão

Embora a limpeza de um colchão encardido exigir tempo e um pouco de paciência, com as soluções mostradas aqui, esse processo vai ficar muito mais fácil.

O ideal é não deixar a sujeira se acumular, caso contrário, o seu trabalho será redobrado e talvez nem consiga tirar o encardido.

Por isso, sempre que notar a presença de uma mancha, procure removê-la imediatamente, e não se esqueça de usar um protetor de colchão, pois ajuda a evitar o encardido do colchão.