Cloreto de vinila: o que é a substância cancerígena que vazou após explosão nos Estados Unidos?

Trem descarrilhou e vagões que transportavam cloreto de vinila foram afetados.

PUBLICIDADE

Os Estados Unidos têm convivido com as notícias de que o governo abateu objetos voadores não identificados, mas um outro assunto também chama a atenção da população e liga o alerta: o vazamento de uma substância química no estado de Ohio.

PUBLICIDADE

No dia 3 de fevereiro, um trem com 150 vagões descarrilou na cidade de East Palestine. Dos 150 vagões, um terço foi afetado pelo acidente. Vinte vagões transportavam materiais químicos, incluindo cloreto de vinila. Após o acidente que resultou em explosão, a população local ficou apreensiva.

Cloreto de vinila

O cloreto de vinila também pode ser chamado de cloreto polivinílico, vinil cloreto e poli cloreto de vinila (PVC). A substância é usada na produção de plásticos, adesivos, revestimentos e outros materiais. O cloreto de vinila é inflamável e libera gases tóxicos quando pega fogo.

Caso seja inalado, o cloreto de vinila pode causar muitos problemas de saúde. A substância é, entre outras coisas, potencialmente cancerígena. O cloreto de vinila também pode afetar o meio ambiente devido ao potencial poluente ao ar e a água. Essa consequência, obviamente, também afeta os seres humanos. 

Riscos do contato com cloreto de vinila

A substância usada para produção de plástico pode causar desde sintomas mais leves, como irritação ocular e nasal, dor de cabeça, tontura, náusea, dificuldade de respiração, até problemas mais graves: renais, hepáticos, neurológicos e câncer. Nas redes sociais, há comparações entre a explosão em Ohio com o ocorrido em Chernobyl, nos anos 1980. Os acidentes, porém, não têm comparação. A explosão em Chernobyl afetou milhões de pessoas, já o que aconteceu em Ohio é algo mais local, embora perigoso e com risco à vida e à saúde das pessoas.

PUBLICIDADE