Bebê de 6 meses falece após engasgo no Distrito Federal; médicos orientam o que fazer nesse caso

Bombeiros informaram que criança teve parada cardiorrespiratória e foi a óbito ainda no local.

PUBLICIDADE

Um bebê de apenas seis meses foi a óbito depois de se engasgar na tarde desta última sexta-feira (10). O fato ocorreu na quadra 55 do Gama, localizada no Distrito Federal. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve a obstrução de vias aéreas e, posteriormente, parada cardiorrespiratória.

PUBLICIDADE

Infelizmente, não foi possível reverter o quadro da criança, que foi a óbito ainda no local, de acordo com informações da corporação. Foram realizados todos os procedimentos de primeiros socorros para esse tipo de situação.

Óbito de bebê engasgado é investigado

Esse caso está sob investigação pela 14ª Delegacia de Polícia, no Gama. Segundo consta no boletim de ocorrência, o serviço de emergência foi acionado após a criança passar mal. O corpo do bebê foi levado ao IML para os exames de praxe.

Médicos orientam sobre o que fazer nesse caso

Segundo a médica Ana Escobar, há alguns procedimentos iniciais para socorrer bebês engastados. O primeiro deles é dar cinco tapinhas nas costas com a criança um pouco inclinada em direção ao chão e de bruços.

PUBLICIDADE

Um instrutor do Instituto Brasileiro de Atendimento Pré-Hospitalar orienta em vídeo como socorrer um lactente. Essa instrução é para casos de engasgo total ou severo, e acima você pode conferir essa orientação.

Em casos de crianças com mais de 1 ano, adultos ou idosos, é recomendado realizar a ‘manobra de Heimlich’. Nesse procedimento é preciso abraçar a pessoa por trás, com os punhos cerrados acima da barriga, com movimentos que tentem forçar a expulsão do alimento. Lembrando que todos esses procedimentos são de emergência e que devem ser realizados enquanto o serviço de socorro, que sempre deve ser acionado, não chega até o local.