Tragédia: terremoto causa mais de 1.200 mortes e milhares ficam desaparecidos; imagens mostram destruição

O episódio aconteceu nesta manhã de segunda (06/02) nas regiões da Turquia e Síria.

PUBLICIDADE

Na manhã desta segunda-feira (06/05), um terremoto de alta magnitude acabou atingindo parte da Síria e da Turquia, deixando mais de 1.200 vítimas fatais, segundo o que foi registrado nos dois países. Várias pessoas ficaram feridas na tragédia, os socorristas já deram início às buscas.

PUBLICIDADE

O terremoto foi de magnitude 7,8 e atingiu o noroeste da Síria e a região central da Turquia. De acordo com o que informaram as autoridades locais, mais de 50 mil cidadãos ficaram feridos no episódio. Além disso, outras milhares de pessoas permanecem desaparecidas.

Terremoto causam milhares de vítimas e deixa desaparecidos

Relatos afirmam que o abalo durou mais de um minuto e meio e provocou réplicas, inclusive outro de magnitude 7,6 na turquia. Vale destacar que esse é terremoto mais intenso na região desde 1939. Importante ainda lembrar que diversas placas tectônicas se situam no local.

Imagens divulgadas na internet mostram o rastro de destruição provocado pelo terremoto e suas réplicas. É possível ver diversos prédios completamente arruinados e cidades destruídas. De acordo com a última contagem, as vítimas fatais na Turquia somam 912, enquanto na Síria chegam a 326 mortes.

PUBLICIDADE

Até o fechamento desta matéria, 40 réplicas do terremoto haviam sido contabilizadas. O abalo ainda foi sentido ao Chipre, Líbano e Israel. Países já confirmaram ajuda humanitária diante da grande tragédia.

Presidente da Turquia se pronuncia após tragédia

Recep Tayip Erdogan, presidente em exercício na Turquia, se manifestou após o episódio e lamentou o ocorrido: “Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto“, declarou a autoridade, acrescentando que suas unidades estão sob alerta.