Senador acusa Bolsonaro de pedir ajuda para dar golpe

Marcos do Val disse que pedirá afastamento do mandato vigente até 2026.

PUBLICIDADE

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) disse em rede social que vai renunciar ao cargo. Eleito em 2018, tem mandato até 2026.

PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva para a GloboNews, o senador disse que um dos motivos para a renúncia, seria uma conversa presenciada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em que o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) teria o coagido para uma ação golpista, inclusive com escuta contra o presidente do STE (Superior Tribunal Eleitoral), Alexandre de Moraes, que autorizou a Polícia Federal a tomar o depoimento de Marcos do Val.

Articulação golpista

Do Val disse a GloboNews que a articulação proposta por Daniel Silveira não previa o desmonte dos acampamentos bolsonaristas, mas buscava uma escuta com suporte do governo federal contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e a tentativa de posse do presidente eleito Lula.

A suposta articulação ocorreu em outubro deste ano, logo após o resultado das eleições. Do Val disse ainda que Bolsonaro estava presente e ainda teria concordado com a tentativa de golpe.

Prisão de Silveira

O ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso na manhã desta quinta-feira (02/02), no Rio de Janeiro. A prisão feita pela Polícia Federal aconteceu após decisão do ministro Alexandre de Moraes, por Silveira ter descumprido medidas cautelares, como uso da tornozeleira eletrônica e das redes sociais.

PUBLICIDADE

Durante a ação da PF, foram encontrados cerca de R$ 270 mil em espécie na casa de Daniel Silveira, que foi levado para a sede da PF, no Rio de Janeiro.