Menina de 12 anos é diagnosticada com distúrbio hormonal, mas na verdade tinha câncer raríssimo no ovário

A menina havia sido diagnosticada erroneamente com um distúrbio hormonal, mas era um tumor maligno.

PUBLICIDADE

O câncer é uma doença grave que precisa de ser tratado com urgência. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de sucesso do paciente se curar. Uma adolescente de apenas 12 anos de idade que é moradora dos Estados Unidos passou por uma situação delicada envolvendo a sua saúde.

PUBLICIDADE

Ela teve que ser submetida a um procedimento cirúrgico para retirada de um tumor no ovário de 1,4 kg. O caso clínico foi divulgado no American Journal of Case Reports. A menina estava sofrendo há cerca de dois anos com ciclo menstrual irregular. Além disso, a jovem se queixava de dores frequentes no abdômen e um corrimento leitoso que saia dos seios.

Com a possibilidade de uma gestação descartada, os médicos que acompanham a jovem paciente diagnosticaram o caso como um distúrbio hormonal. Porém, a situação da garota era muito mais grave. As dores abdominais ficaram mais fortes e foi necessário que a adolescente fosse internada.s grave. As dores abdominais ficaram mais fortes e foi necessário que a adolescente fosse internada.

Garota é internada e descobre câncer

Após ser internada no hospital, a menina foi submetida a uma ultrassonografia. A equipe médica descobriu que a paciente tinha um tipo raro de câncer de ovário, conhecido como tumor de células da granulosa. Foi necessário um procedimento cirúrgico para retirar o tumor que estava localizado no ovário esquerdo. Depois de quatro dias, ela foi liberada para voltar para casa.

O caso é considerado raríssimo pela medicina. Segundo publicação feita em uma revista científica, o tumor de células da granulosa representa de 5 a 8% dos tipos de tumores que acometem os ovários. Vale frisar que esse tipo de neoplasia costuma atingir mulheres mais velhas.

PUBLICIDADE

Fique atento aos sinais que podem sugerir a presença de um câncer

  • Perda de peso sem nenhum motivo aparente
  • Alterações persistentes na textura da pele são motivo de alerta, principalmente se apresentar inchaço ou caroços na região
  • Tosse que perdura por mais de quatro semanas deve ser investigada, especialmente for acompanhada de falta de ar ou presença de sangue
  • Pintas que sofrem algum tipo de alteração, tanto em seu formato, cor ou tamanho

Na dúvida de qualquer sintoma procure ajuda de um médico. Vale frisar que somente o profissional pode fazer a avaliação correta e prescrever o diagnóstico correto.