Cientistas apontam Apocalipse e dia do Fim do Mundo tão perto como nunca

Relógio do juízo final aponta qual a proximidade para o fim do mundo em estudo científico.

PUBLICIDADE

Um renomado grupo de cientistas nucleares deu uma notícia preocupante nesta última terça-feira (24), anunciando que o Fim do Mundo nunca esteve tão próximo. Os especialistas construíram uma estrutura acerca dos riscos para um apocalipse.

PUBLICIDADE

Esse mecanismo, o “doomsday clock”, foi criado pelos cientistas do Bulletin of the Atomic Scientists, também denominado como relógio do juízo final. A lógica do equipamento é simples e eles explicaram como chegam a tais dados.

Fim do Mundo pode estar próximo

Segundo os cientistas, quanto maior a proximidade dos ponteiros desse equipamento para a marca da meia-noite, mais o Fim do Mundo pode estar perto de acontecer. Em 2023, eles anunciaram que o planeta está a 90 segundos “do seu fim”.

Esse ponto é o de maior gravidade em que o relógio já esteve, desde que foi criado em 1947. Um dos fatores, levados em consideração para os cálculos, estão as ameaças da Rússia em atacar a Ucrânia com armas nucleares.

Relógio do juízo final

Esse relógio foi uma invenção para fomentar os rumores de um eventual fim do mundo, contudo, não é uma medição exata de quanto tempo ainda tem para a Terra. Mesmo sendo de explicação simples, uma série de cálculos é que define a posição dos ponteiros. A criação aconteceu quando cientistas, entre eles Albert Einstein, estavam preocupados com a corrida armamentista entre União Soviética e Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Quando o relógio foi inventado, ele estava a sete minutos da meia-noite. Porém, devido a tensões nucleares, mudanças climáticas e doenças epidêmicas, a posição foi alterada. Em 2021 e 2022 esteve a 100 segundos da marca considerada perigosa, agora, caiu mais 10 segundos.