Dentista é presa após criança de 7 anos perder a vida em procedimento; conheça os riscos

Criança esteve no consultório odontológico acompanhado do pai após se queixar de dor de dente.

PUBLICIDADE

Uma criança de sete anos morreu de forma trágica durante um procedimento realizado no consultório de um dentista. O fato aconteceu na cidade de Santa María Magdalena, localizada no México. Conforme informações divulgadas pela mídia local, a morte teria sido provocada, supostamente, pelo excesso de anestesia.

PUBLICIDADE

Segundo informações dos registros judiciais, a criança faleceu enquanto fazia um tratamento dentário. A vítima sentia dor de dente, sendo acompanhado pelo pai ao consultório. A dentista aplicou anestesia para dar início ao procedimento, mas após finalizar a cirurgia, a profissional notou que a criança não reagia e nem acordava.

A criança foi levada para atendimento médico, porém, já chegou ao local sem vida. A polícia local foi acionada e esteve no consultório da dentista, que foi presa e indiciada por homicídio culposo. Os investigadores disseram que ainda não está claro o que teria levado o pequeno paciente a óbito.

Anestesia pode provocar o óbito de pacientes?

A resposta para essa pergunta é sim. De acordo com a informação do dentista Mauro Macedo, casos desse tipo são considerados raros. O especialista explica que os casos letais, geralmente, estão relacionados à superdosagem. Ele relata que a falta de conhecimento das doses máximas e uso inadequado de técnicas anestésicas costuma ser fator presente nesse tipo de situação.

Macedo explicou que a anestesia é constituída de uma substância conhecida como sal anestésico e outra chamada de vasoconstrictor. A superdosagem pelos vasoconstritores é mais comum em casos de óbito em pacientes adultos. Isso porque provoca elevação da pressão arterial, seguindo de hemorragia intracraniana, em pessoas que são suscetíveis.

PUBLICIDADE

Já nos pequenos, a superdosagem do sal anestésico é o principal causador de falecimento. A quantidade excessiva da substância leva a uma depressão do sistema nervoso central. O paciente tem como consequência uma parada cardiorrespiratória com anóxia cerebral.

Dicas importantes

Os pais devem informar ao profissional as condições de saúde do filho. É importante relatar histórico de doenças, uso de medicação ou tratamentos recentes. Além disso, o dentista fala sobre controlar a ansiedade dos pequenos.