Greta Thunberg é presa por protestar e é levada no colo de policiais

Ativista de direitos ambientais estava reunida com outros manifestantes quando a polícia chegou.

PUBLICIDADE

Greta Thunberg, ativista sueca conhecida mundialmente por defender causas ambientais e contra o aquecimento global, foi detida nesta terça-feira (17/01) por protestar contra a demolição de uma vila na Alemanha. A situação foi flagrada pelas câmeras da agência de fotojornalismo Reuters, que divulgou imagens da ativista Greta Thunberg sendo levada pelos policiais até mesmo em seus braços.

PUBLICIDADE

De acordo com o site G1, o motivo do protesto é que a vila foi escolhida para ser derrubada para a construção pública. Será expandida a área de uma mina de carvão mineral, recurso altamente poluente e que põe em risco a saúde das pessoas. Greta foi ao local pedir para que a ideia fosse abortada.

Greta Thunberg é presa por policiais alemães por protestar contra mina de carvão

A ideia de expandir a mina de carvão, na Alemanha, parte do princípio que existe uma demanda energética muito grande que não consegue ser suprida, uma vez que a guerra entre Rússia e Ucrânia teria atingido o fornecimento para a região.

Os ativistas pedem que as vilas próximas às minas não sejam demolidas. Greta também foi ao local pedir que o carvão não seja extraído para fins de produção de energia, desejando que ele permaneça no solo. Os ambientalistas garantem que o uso desse recurso provoca ainda mais emissões de gases de efeito estufa.

Greta foi levada pelos braços dos policiais alemães contra a sua vontade

Nas imagens, é possível ver Greta Thunberg sendo carregada pelos policiais da Alemanha em seus braços. Ela estava na mina de carvão de Garzweiler 2, que fica a cerca de 9 quilômetros da cidade de Luetzerath.

PUBLICIDADE

Também há fotos que mostram a ativista em um ônibus, sozinha, fazendo um sinal de positivo. Os policiais teriam afirmado, segundo o G1, que os ativistas iriam passar por uma verificação de identidade. A retirada dos ativistas teria sido justificada pelo fato de que o local seria supostamente perigoso.