Ativista Greta Thunberg é presa na Alemanha; vídeo mostra sua reação ao ser detida

Greta Thunberg foi presa enquanto protestava em uma mina de carvão a céu aberto.

PUBLICIDADE

A ativista ambiental Greta Thunberg foi presa na Alemanha, nesta terça-feira (17), junto com outros manifestantes. A detenção aconteceu enquanto havia um protesto contra a demolição de uma vila, nas proximidades de Luetzerath, no país europeu.

PUBLICIDADE

A localidade está sendo demolida para que sejam realizadas obras de expansão de uma mina aberta, para extração de carvão mineral. A mineração deverá ser reiniciada nos próximos meses, com o objetivo de atender uma demanda energética, com ligação da crise de abastecimento que atinge o país.

Greta Thunberg é presa em protesto

Ativistas climáticos, entre eles Greta Thunberg, argumentam que o local e outras vilas próximas não devem ser derrubadas, com o carvão mineral devendo permanecer abaixo do solo. Eles alegam que a queima de carvão aumenta a emissão de gases, intensificando assim o efeito estufa.

A ativista foi presa enquanto protestava na mina de Garzweiler 2, distante a nove quilômetros de Luetzerath. Ela ficou sentada com um grupo de ativistas, próxima da borda da mina, depois de ter se juntado aos manifestantes na última sexta-feira (13).

A polícia alemã informou que Greta Thunberg fazia parte de um grupo formado por ativistas, que foi abordada por policiais e carregada para fora de uma área, supostamente perigosa. Ainda segundo os agentes, uma dessas pessoas teria pulado na mina. Ainda não foi informado o que acontecerá com ela e com o grupo, após a detenção.

PUBLICIDADE

Vídeo de Greta Thunberg sendo presa

Foi registrado por uma das testemunhas o momento em que Greta Thunberg foi carregada por três agentes da polícia e sendo segurada por um braço. Em seguida, foi escoltada para um ônibus dos policiais.