2023 será o ano dos feriados prolongados e você pode se programar para aproveitar da melhor forma

O ano de 2023 terá vários feriados prolongados e alguns pontos facultativos ótimos para uns dias de descanso.

PUBLICIDADE

O calendário de 2023 tem várias datas na cor vermelha indicando feriados nacionais e alguns próximos do final de semana. Serão nove feriados em todo território brasileiro, sendo que quatro deles caem em uma segunda ou sexta-feira.

PUBLICIDADE

Agora, quem costuma fazer as “pontes” dessas folgas desde a quinta-feira, esse número salta para sete feriados prolongados. Se forem considerados pontos facultativos, o total chega a nove. Feriados nacionais são previstos em lei e vale no Brasil todo, já os demais, são válidos somente para servidores públicos, valendo ainda de aprovações de repartições.

Lista de feriados nacionais em 2023

O primeiro feriado nacional foi no dia 1º de janeiro, data da Confraternização Universal, o segundo é no dia 7 de abril, da Paixão de Cristo. No dia 21 do mesmo mês, em uma sexta-feira, será a data que se homenageia Tiradentes. O Dia Mundial do Trabalho será em 1º de maio, uma segunda-feira.

Dia 7 de setembro será celebrada a Independência do Brasil, em uma quinta-feira, assim como o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, em 12 de outubro. Finados será em uma quinta-feira, 2 de novembro. A Proclamação da República dia 15 de novembro, quarta-feira. Por fim, o último feriado do ano é Natal, dia 25 de dezembro, segunda-feira.

Pontos facultativos nacionais de 2023

Os pontos facultativos de 2023 são do Carnaval, de 20 a 22 de fevereiro, depois 8 de junho, quinta-feira, dia de Corpus Christi e, 28 de outubro, em um sábado, quando se comemora o Dia do Servidor Público.

PUBLICIDADE

Feriados locais para o ano

Municípios e estados tem o poder de determinar em lei quais datas são consideradas pontos facultativos e quais são feriados locais. O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em uma segunda-feira, não está na lista por não ser considerado nem ponto facultativo e nem feriado, dependendo assim de lei estadual ou municipal.