Papa Francisco vai renunciar? Dúvida ganha novos traços após óbito de Bento XVI

Após o óbito de Bento XVI o Papa Francisco tem agora novos desafios pela frente no Vaticano.

PUBLICIDADE

Faleceu neste último sábado (31), o Papa Emérito Bento XVI, aos 95 anos, após apresentar uma piora em seu estado de saúde. A notícia de seu quadro fragilizado assustou aos fiéis, depois que o Papa Francisco pediu orações ao religioso, dizendo que ele estava “muito doente”.

PUBLICIDADE

Joseph Ratzinger foi o primeiro papa, em 600 anos, a renunciar ao cargo, surpreendendo o mundo em 2013. Um novo conclave foi realizado, elegendo Papa Francisco como o líder máximo da Igreja Católica, o qual deixa dúvidas se irá deixar o cargo, como ocorreu com seu antecessor.

Papa Francisco vai renunciar ao cargo?

O óbito do Papa Bento XVI abre um novo caminho para o pontificado do Papa Francisco, de 86 anos. Em algumas ocasiões, ele disse que não descartava renunciar ao cargo, caso tivesse incapacidade física. Porém, com um Papa Emérito, essa opção era impensável.

Uma segunda renúncia no Vaticano, com um papa reinante e outro emérito, era considerada fora de qualquer cogitação. Esse cenário não podia ser pensado nem mesmo pelos mais anticlericais.

Para alguns apoiadores e observadores do Vaticano, o Papa Francisco tem o objetivo de fazer várias reformas internas dentro da Igreja Católica. No momento, ele não pensa em abdicar ao papado.

PUBLICIDADE

Novas normas para a Igreja Católica

Dentre as novas normas, a serem estabelecidas na Igreja Católica, Francisco deve dar uma atenção sobre os papas eméritos. Joseph Ratzinger renunciou de forma voluntária o seu cargo, sendo o primeiro a deixar o papado por forma voluntária, sem pressão política dentro do Vaticano.