Véspera de Natal: hoje acontece a ceia em milhares de casas, mas a insegurança alimentar não a garante em todas

Insegurança alimentar que assola o Brasil não garante ceia de Natal na casa de muitos brasileiros.

PUBLICIDADE

Na noite desta quarta-feira (24), acontece a ceia de Natal em milhares de casas do Brasil e do mundo. Infelizmente, a insegurança alimentar que assola o país não garante que essa celebração chegue em todos os lares.

PUBLICIDADE

Enquanto muitas pessoas estão na correria embrulhando os seus presentes e, talvez até se esquecendo do verdadeiro sentido do Natal, muitos brasileiros não sabem nem se vão comer. Algumas famílias estão preparando pratos típicos, assando perus e separando roupas novas para usar, já outras, nem sequer terá uma refeição nutritiva.

Ceia de Natal não acontece em todas as casas

Nesta última sexta-feira (23), Priscila Emília da Conceição Santana, de 42 anos, moradora de Santos, litoral de São Paulo, não sabe se terá ceia na noite de Natal. A mulher disse que trata de uma depressão e está afastada do serviço, sem garantias da referida comemoração.

Mãe solo, ela disse que tem uma situação financeira melhor do que antes, mas que a insegurança alimentar fez com que seu quadro de saúde se agravasse. Ela contou que já passou fome e necessidades, além de morar em abrigos e precisar dormir em albergue noturno. “Muitos, assim como eu, passam por isso”, falou. Ela foi convidada para uma ceia, mas ainda não sabe se irá.

Insegurança alimentar e fome na América Latina

A insegurança alimentar aumentou nos últimos anos. Entre 2019 e 2021, o número de pessoas em situação de fome subiu de 13,2 para 56,5 milhões, somente na América Latina. Esse resultado foi divulgado por instituições da Organização das Nações Unidas.

PUBLICIDADE

De acordo com o referido documento, a insegurança alimentar atingiu em torno de 40% da população latina e caribenha, totalizando mais de 267 milhões de pessoas. Ainda segundo o levantamento, esse fator foi agravado pelo aumento da inflação de alimentos e pobreza extrema.