Especialista em investimentos, Jeferson Magalhães dá dicas para quem quer começar a investir

Começar a investir desde cedo pode trazer vantagens a longo prazo, desde que o jovem tome certos cuidados.

PUBLICIDADE

Investir desde cedo pode ser uma boa opção para quem deseja fazer o patrimônio crescer ao longo do tempo. Pensando em alcançar a independência financeira, mais jovens têm buscado informações sobre o mercado financeiro.

PUBLICIDADE

“Os investimentos respeitam a lógica dos juros sobre juros. Há um efeito ‘bola de neve’ e, quanto mais tempo você tem para investir, maior será esse efeito sobre o seu patrimônio. Quem começa mais cedo consegue acumular recursos que quem estiver iniciando aos 30 anos, por exemplo, não vai ter”, afirma Jeferson Magalhães.

Segundo dados relativos ao terceiro trimestre de 2022, 23% dos investidores PF (pessoa física) em renda variável têm entre 19 e 24 anos. Em paralelo, os dados mostram que a maior parte dos brasileiros (52%) entra no mercado de ações antes dos 40, na faixa de 25 a 39 anos.

1-Primeiro de tudo: educação financeira

“Investir é potencializar o dinheiro guardado, aplicado ou investido. Nada mais que isso”, afirma. “Existe um vácuo no conhecimento estrutural da educação do comportamento financeiro por parte de toda a sociedade, em especial, por parte dos jovens que também querem fazer com que seu dinheiro renda.

Dessa forma, antes de entrar no mundo dos investimentos, procure se educar financeiramente para reduzir excessos de gastos e desperdícios. Atualmente, o acesso a esse tipo de conhecimento está disponível em vídeos no YouTube, livros, cursos e até serviços de streaming.

PUBLICIDADE

2-Mantenha as finanças em ordem

 Na hora de pensar em realizar aplicações, verifique se não há dívidas pendentes e, caso elas existam, calcule o saldo devedor. “Não adianta ter muitas dívidas no cartão de crédito ou no cheque especial e querer separar um dinheiro para começar a investir”.

3- Faça reservas estratégicas

Os investidores iniciantes também não podem se esquecer de guardar dinheiro em uma aplicação segura para suprir necessidades e emergências futuras. O valor da reserva varia conforme o padrão de vida de cada um, mas o cálculo se baseia nas despesas que uma pessoa teria em três a seis meses.

No caso dos estudantes, é preciso levar em conta gastos com aluguel, compras no supermercado, materiais e matrícula da faculdade, por exemplo. “Se estiver mais confortável em um estágio, uma reserva de três meses já é garantida. Se ainda depender da ajuda dos pais, antes de se aventurar em outros investimentos, é melhor constituir o máximo possível de reserva”.

4- Determine a finalidade, o risco e o tempo de seus investimentos

Para determinar qual é o melhor investimento para você, reflita sobre o seu estilo de vida atual, indica quais os fatores a serem considerados. “São três importantes respostas que a pessoa precisa dar quando quer começar a investir o dinheiro. Precisa saber a finalidade, o tempo e o risco”.

De acordo com o analista, para o jovem universitário, o melhor momento de entrada no mercado financeiro ocorre quando ele já tem um estágio ou um emprego temporário capaz de lhe garantir uma fonte de renda. 

Investidor e mentor, nos últimos 6 anos, Jefferson se dedicou a aprender e aplicar diversas técnicas de investimento para mudar completamente sua vida financeira, e hoje ele ensina as pessoas a fazer o mesmo. Ele é referência em trade, finanças pessoais, criptomoedas e automação de investimentos.

No Instagram, o ex-metalúrgico que ficou famoso depois de ficar conhecido como o compartilhou vídeo em que fala sobre como consegue viajar o mundo e trabalhar ao mesmo tempo. “Ex-metalúrgico agora viaja o mundo lucrando no automático“, brincou ele, na legenda do post.

Atualmente, o empresário lucra “automaticamente”, com seus negócios digitais, e vem ensinando também pela web sobre como os seguidores podem empreender no mundo virtual. De uns tempos para cá, o influencer também ficou conhecido por essas dicas e por compartilhar os bastidores desse tipo de trabalho. 

https://www.instagram.com/j2magalhaes/

Jeferson vem nos últimos anos se adaptando ao mercado e aprendendo, assim pôde construir uma mídia social de sucesso onde passa tudo que aprendeu ao longo dos anos.