Os nomes mais respeitados do setor tecnológico no Brasil em 2022

O Brasil ocupa a décima posição no ranking mundial de desenvolvimento tecnológico.

PUBLICIDADE

Hoje o Brasil é um dos 10 países mais importantes quando o assunto é tecnologia, não apenas no desenvolvimento de soluções mas também, leva grandes nomes em diversos setores no mundo inteiro.

PUBLICIDADE

O Brasil é um dos países que mais utilizam a tecnologia no mundo, uma pesquisa feita pela FGV mostra que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets e smartphones) em uso. Significa 2 por habitante.

O levantamento é do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada, do total, 53% são celulares (242 milhões). Outros 47% são computadores – notebooks, desktops e tablets (198 milhões). Estes números fazem do Brasil um dos cinco países mais conectados do mundo. As redes sociais também nunca apostaram tanto no Brasil.

Mas com toda a ascensão dos aplicativos e plataformas, quem são as personalidades por trás do crescimento do setor da tecnologia, programação e aplicativos? Nós listamos algumas personalidades que se destacaram no Brasil e no mundo na área da tecnologia, veja:

. Guilherme Ribenboim, CEO Twitter Brasil – É um executivo de carreira formado em Economia e com grande experiência na tecnologia. Chegou a ser vice-presidente do Yahoo na América Latina, onde trabalhou por 12 anos e saiu para integrar a equipe do site de compras coletivas ClickOn como CEO, mas deixou o cargo um ano depois para integrar o time do Twitter onde se mantém até hoje e atingiu o maior cargo, sendo um dos grandes responsáveis pela estabilidade da rede social no Brasil.

PUBLICIDADE

. Conrado Leister, Diretor Facebook – É formado em Engenharia Elétrica. Antes de se juntar ao Facebook ele era presidente regional de uma grande empresa de análise e software, a Sas. Deixou o cargo para integrar a equipe do Facebook Book e hoje é diretor geral no país.

. Gabriela Comazzetto, Head de Soluções Globais do Tiktok – Tem mais de 22 anos de experiência no mercado de marketing, publicidade, vendas e tecnologia. Antes de ser contratada como Head de Global Business Solutions no Brasil pelo TikTok ela havia ocupado o cargo de diretora de negócios do Facebook, onde foi responsável pelas indústria de Varejo, e-commerce e viagens. Ela também passou pela Microsoft e Ambev.

. Fábio Coelho, Diretor do Google Brasil – É engenheiro civil por formação e executivo com passagens de destaque pelo Citibank, BCP e portal IG, como presidente. Em 2011 assumiu como presidente do Google Brasil e a partir daí passou a ser figura frequente na Forbes Brasil como um dos dez melhores presidentes de empresas do país. Atualmente, além de ser presidente do Google Brasil, é vice-presidente da Google Inc. e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que é composto por dezenas de integrantes que assessoram a presidência da República.

. Fabrício Bloisi, Ceo Ifood – Desde os 14 anos, já desenvolvia softwares. Em 1988, em Campinas, com uma sala e dois funcionários ele fundou a empresa Movile, com o plano de ser uma empresa global. Atualmente com atuação em mais de cem países, a empresa é dona de marcas como Ifood e sympla, com faturamento de cerca de 2 bilhões de reais ao ano.

. Daniel Mazini, Ceo Amazon Brasil – Chegou à Amazon pela primeira vez em 2009, atuando no Reino Unido e em Seattle nos Estados Unidos, mas saiu para ocupar cargos na Accenture, Vodafone e recentemente o Neon, mas voltou à Amazon em 2021. Seu retorno é bem visto pela comunidade empresarial e as expectativas são altíssimas para sua gestão.

. Stelleo Tolda, Ceo Mercado Livre – Em 1999, fundou o Mercado Livre ao lado de Marcos Galperín e desde então trabalha como CEO. Em 2021, a empresa cresceu 102% e atingiu quase 2 bilhões de dólares em faturamento.

. Jonathas Freitas, Empreendedor e Investidor Anjo – É fundador da ManyContent, BlitzPay, TouroClass e diversas outras startups. Empreendedor serial, também atua como investidor anjo em 2 fundos, o seu pessoal BigDream, e possui uma participação na DreamMaker, fundos que combinados têm aproximadamente 50 startups no portfólio, auditadas e avaliadas em

USD 100.000.000,00 (cem milhões de dólares). Suas startups, já ultrapassaram a marca de milhões de usuários. Foi vencedor do Prêmio Jovem Brasileiro como empreendedor do ano em 2017 e em 2021 ganhou pela segunda vez o prêmio Digital Awards.

. Hugo Luigi, Especialista em direito digital e Desenvolvedor – É bacharel em direito onde atuou como advogado e procurador e depois migrou para o campo da tecnologia onde se especializou em desenvolvimento de tecnologia inovadoras e economia digital, tem ainda MBA em Data Warehouse e Business Intelligence, MBA em Administração, Contabilidade e Economia, e MBA em Gestão comercial de produtos e serviços de instituições financeiras.

Hugo Luigi já trabalhou em diversos países como o Principado de São Estevão e o Principado de Seborga, ambos na Itália, México, Panamá, República Democrática do Congo, Dubai e Paraguai. Foi ainda convidado para participar como diretor de campanha e tecnologia nas Eleições presidenciais de 2019 na República Democrática do Congo. Atualmente é CEO da 4set e já passou por diversas empresas e instituições como INEPP, 5xBank, ATM Cash, Premier, Asia Wallet.

Como especialista em “blockchain”, Hugo já desenvolveu diversas soluções revolucionárias, dentre elas um sistema de votação 100% em blockchain nunca antes criado, que foi escolhido para testes pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2020, neste mesmo ano foi testado durante as eleições em Curitiba.

Em 2018 foi homenageado no evento “The world in Brazil” que contou a presença de diversos diplomatas de vários países e o ministro das relações exteriores brasileiro da época, o Sr Aloysio Nunes, Hugo foi homenageado como Jovem empreendedor destaque do ano, hoje é um dos nomes mais importantes quando se trata de economia digital, seu trabalho destaca pela abrangência tecnológica, legal em inovação.

. David Vélez, Ceo do Nubank – Fundado em 2013, o Nubank se tornou em 2021 o banco mais valioso da América Latina e abriu seu capital na Bolsa de Nova York. Em poucos anos, David construiu um patrimônio avaliado em 5,2 bilhões de dólares, o que lhe coloca na seleta lista de bilionários brasileiros. Ao lado de uma equipe muito competente e co-fundadores, ele é um dos responsáveis por posicionar uma fintech brasileira entre uma das principais do mundo e que deve crescer internacionalmente.

. Tijana Jankovic, Presidente do Rappi no Brasil – Com passagens pelo Google e Uber, é nascida na Sérvia mas sua carreira é no Brasil há oito anos. Ela assume a empresa em momento de expansão e investiu em novas ferramentas como Turbi, que tem feito sucesso. Em 2022 o Rappi Bank deve crescer, outra vertente poderosa para o qual Tijana já deixou claro ter grandes planos.

. Marcelo Kalim, CEO C6 bank – É figura conhecida no mercado financeiro nacional, mesmo quase não tendo sua imagem vinculada em grandes veículos de imprensa. Isso porque o executivo tem perfil discreto, evitando conceder entrevistas e ser fotografado. O empresário atuou por anos no BTG Pactual, um dos bancos de investimento mais conhecidos do Brasil. Ele é um dos principais fundadores do C6 Bank e atua como CEO desde então, sendo considerado pelo mercado como um gestor com resultados “acima da média”.

. Arthur Fitzgibbon, Presidente One RPM – Com mais de 25 anos dedicados ao mercado brasileiro da música, passagens por Universal Music, Polygram, Abril Music, EMI Music e Kuarup, foi empresário de artistas, produtor executivo de mais de 300 discos, radialista, professor de marketing e comunicação, e hoje tem o foco dedicado ao desenvolvimento integrado ao mercado da música digital. É um dos fundadores da ONE RPM e presidente na empresa que se tornou uma das maiores distribuidoras de conteúdo audiovisual do mundo.

. Maria Claudia Martins, CEO Grupo Imediatta – Psicóloga e MBA em Gestão de pessoas, é uma importante personalidade na ressignificação do mercado de recrutamento de pessoas para empresas e indústrias no Brasil, além de ser responsável por estruturar centenas de empresas a se adaptarem a modalidade de trabalho a distância devido a pandemia de coronavírus que se iniciou em 2020. É vista pelo mercado como um especialista em produtividade e liderança, sendo a cabeça de uma equipe de confiança dos principais líderes de empresas e indústrias no Brasil.

. Frederico Trajano, CEO Magazine Luiza – É a terceira geração da família Trajano à frente do Magazine Luiza. Em 2017 foi eleito como um dos melhores CEOs de empresas no Brasil pela Revista Forbes e repetiu o título por anos consecutivos. Desde então o Magazine Luiza reforçou sua atuação no Brasil, dobrou suas operações na internet e se tornou uma das empresas com maior valorização no mundo.

. Anna Saicali, Ceo da IF, área de inovações da Americanas – É CEO da IF – Inovação e Futuro, plataforma de inovação da Americanas S.A., e fundadora e CEO da fintech da companhia, a Ame Digital. Na companhia há 24 anos, já foi fundadora, CEO e depois presidente do conselho de administração da B2W Digital. É responsável pela integração das lojas e o mercado digital e o marketing agressivo da loja virtual da empresa, principalmente nos reality shows.