O Twitter está enfrentando uma de suas piores crises que tem se intensificado desde a chegada do bilionário Elon Musk. Funcionários estão sendo demitidos e muitos usuários estão descontentes com o serviço e tem optado pelo Koo.
Esse processo de troca já provocou um crescimento no Matodon, mas é a rede social indiana Koo que está se sobressaindo nas opções. O design é muito parecido com o Twitter e ela já é a segunda maior rede social de microblog do mundo, segundo Mayank Bidawatka, seu co-fundadora.
Koo é a bola de vez até no Twitter
O Koo está popular até no ameaçado Twitter, uma vez que nesta sexta-feira (18) o serviço se tornou o assunto mais falado. Diversos usuários afirmam ter criado seu perfil na plataforma, além de uma série de piadas usando o nome como trocadilho.
Apesar de no Brasil o Koo ainda não estar disponível em português, milhares de usuários já estão criando seus perfis. Celebridades como Paulo Vieira, Clarice Falcão e Casimiro já estão com suas contas na plataforma.
As polêmicas por trás do Koo
A rede social indiana é cercada por uma série de polêmicas, que vão desde campanhas do governo até à ‘timidez’ em combater discurso de ódio. O Koo foi lançado em março de 2020, se popularizando na Índia em 2021 em meio a uma batalha entre o governo do país e o Twitter.
Algumas celebridades de extrema-direita e integrantes do governo migraram para o Koo e com isso, milhões de seguidores indianos. Porém, a plataforma é acusada de promover campanhas governamentais e de não combater eficientemente discursos de ódios contra os muçulmanos.