Nova cepa da Covid identificada como BQ.1 pode causar nova onda; fique atento aos 9 principais sintomas

Especialistas acreditam que o Brasil possa enfrentar uma nova onda de contaminação.

PUBLICIDADE

O mundo viveu uma das piores crises mundiais nos últimos anos ao precisar enfrentar a pandemia do coronavírus. A doença surgiu na China, no final do ano de 2019, e se espalhou pelo mundo, causando milhares de vítimas fatais. O Brasil teve mais de 600 mil mortes provocadas pela Covid-19.

PUBLICIDADE

A criação da vacina contra o vírus foi o que fez o número de mortes pela doença reduzir. O imunizante não garante que a pessoa não contraia a doença, mas ajuda a não desenvolver a forma grave. Pacientes vacinados, que tiveram Covid-19, apresentaram sintomas leves na maior parte dos casos. No entanto, uma nova cepa deixa o mundo em alerta novamente.

Nova cepa do coronavírus coloca mundo em alerta

O aumento de casos relacionados a nova cepa do vírus da Covid tem gerado preocupação. A nova variante, que recebeu o nome de BQ.1, pode gerar uma nova onda da doença no país nas próximas semanas. Mesmo com a vacinação, é importante que as pessoas estejam atentas aos sintomas provocados pela nova variante.

Segundo o especialista no assunto, o infectologista André Bom, as pessoas precisam ter as mesmas preocupações das variantes anteriores. “Os sintomas são exatamente iguais aos das outras cepas. Em nenhuma delas houve mudança, então a sintomatologia é exatamente igual”, ressaltou o profissional.

Principais sintomas da doença

  1. Febre
  2. Dificuldade respiratória
  3. Dor no corpo
  4. Dor de cabeça
  5. Coriza
  6. Tosse
  7. Dor muscular
  8. Obstrução nasal
  9. Inflamação na garganta

Conforme dados do aplicado Zoe Covid Study, coletados no Reino Unido, os sintomas comuns nas últimas semanas, em indivíduos que foram vacinados, são: coriza, nariz congestionado, dor de garganta, dor de cabeça e tosse persistente. Os profissionais do país acreditam que a BQ.1 seja a responsável pelo aumento dos casos.

PUBLICIDADE

Sintomas leves da Covid em vacinados

O especialista frisou a importância da imunização, pois as pessoas vacinadas que contraem o vírus apresentam um quadro mais leve da doença. Em caso de suspeita é importante fazer o teste e permanecer isolado para evitar que o vírus se propague.