Jair Bolsonaro quer liderar oposição a Lula e teria tomado atitude sobre disputa eleitoral de 2024

Presidente da República ainda não se manifestou publicamente sobre derrota nas eleições.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro não se reelegeu presidente da República. Pela primeira vez, o chefe do Executivo não conseguiu se reeleger desde que a reeleição foi instituída, durante o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-1998). FHC, Lula e Dilma Roussef conseguiram um segundo mandato.

PUBLICIDADE

No domingo (30), Bolsonaro foi derrotado por Lula. A diferença entre eles foi de cerca de 60 milhões de votos. Até dezembro, haverá a transição do governo. Geraldo Alckmin, vice de Lula, é cotado para comandar este período. O petista assume o cargo no dia 1º de janeiro.

Bolsonaro deve se colocar como cabo eleitoral em 2024

De acordo com a CNN Brasil, Jair Bolsonaro deve seguir no Partido Liberal (PL) e pretende coordenar a oposição ao governo Lula. Em 2024 haverá eleições municipais e Bolsonaro pretende apoiar candidatos a prefeito e vereador para criar uma base política.

O objetivo de Bolsonaro seria retornar ao Palácio do Planalto em 2027 – as eleições acontecem em 2026 e o presidente eleito assume o cargo no dia 5 de janeiro de 2027. A data da posse, que será no dia 1º de janeiro pela última vez no ano que vem, foi alterada recentemente.

Bolsonaro tem feito sucesso como cabo eleitoral

Candidatos apoiados por Jair Bolsonaro conseguiram bons resultados nas eleições deste ano. Alguns ex-ministros e membros do governo foram eleitos para os cargos aos quais concorreram. O vice-presidente Hamilton Mourão, por exemplo, se elegeu senador pelo Rio Grande do Sul. Damares Alves foi eleita senadora pelo Distrito Federal.

PUBLICIDADE