Temporais, frio, geada e até neve chegam no Brasil em um novembro atípico; frente fria avança por todo país

Novembro começa atípico por todo o país com queda de temperaturas e forte frente fria.

PUBLICIDADE

O mês de novembro começou atípico nesta terça-feira (1) com uma grande e forte frente fria que está avançando por todo o Brasil. A passagem dessa massa polar já provocou mudanças drásticas de temperaturas nas cinco regiões do país, além de temporais em algumas delas.

PUBLICIDADE

A passagem da referida frente fria provocou temporais no Sul, Centro-Oeste, Sudeste e Norte do país, já no Nordeste, algumas áreas sofreram influências no termômetro. Em alguns estados brasileiros, nuvens muito carregadas estão sendo associadas pelo fenômeno climático.

Frente fria muda temperaturas em todo o Brasil

A massa de ar frio tem origem polar e com ela veio uma forte frente fria, considerada atípica para um mês de novembro. Por conta desse evento climático, a terça-feira terá temperaturas baixas e incomuns para os estados do Sul do país, além dos de outras regiões, como São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia.

O ar seco se concentra no norte da Região Nordeste. Além das referidas regiões brasileiras que são atingidas por esse evento climáticos, Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai também terão frio intenso para um mês de novembro.

Previsão do tempo

No Sul do Brasil a previsão é de que será muito frio, com geadas e até com chances de nevar em regiões com maior altitude de serras de Santa Catarina. Já no Sudeste, haverá áreas de instabilidade da grande frente fria, provocando uma chuva generalizada, assim como no Centro-Oeste.

PUBLICIDADE

Algumas áreas do Nordeste serão afetadas pela frente fria que tem avançado por todo o país, chegando primeiramente na Bahia ainda nesta terça-feira, com previsão de pancadas de chuva em outras partes. Por fim, o Norte terá tempo instável com risco de chuvas fortes e temporais.