Bolsonaro decide se pronunciar, diz que vai respeitar resultado, mas não parabenizará Lula, diz site

O costume dos candidatos é parabenizar o vencedor, Bolsonaro ainda não falou com Lula.

PUBLICIDADE

Há mais de 20 horas depois dos resultados das eleições presidenciais, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) segue sem aparecer publicamente ou se pronunciar após perder a reeleição para Lula (PT).

PUBLICIDADE

O costume das eleições no país é que o candidato perdedor ligue para parabenizar o vencedor. Até o momento, Bolsonaro não falou com Lula. No entanto, de acordo com informações fornecidas à Reuters pelo presidente em exercício do PP, Cláudio Cajado, Bolsonaro deve se pronunciar ainda nesta segunda-feira (31).

Bolsonaro é aconselhado por ministros sobre pronunciamento

Segundo o jornal O Globo, em seu pronunciamento, Bolsonaro teria se comprometido a não contestar os resultados da eleição. O presidente passou o dia no Palácio do Planalto e conversou com vários ministros, como Carlos Franca, Paulo Guedes, Ciro Nogueira e Fabio Faria.

Nas conversas, Bolsonaro teria definido os temas que deverá dizer ao se pronunciar publicamente. De acordo com um dos ministros envolvidos nessas conversas, ele foi aconselhado a desejar que o país possa seguir em frente tranquilamente no seu caminho. Não foi informado se o presidente vai se pronunciar em uma live, coletiva de imprensa ou na TV.

Pronunciamento de Bolsonaro pode ter críticas ao Judiciário

Ainda segundo o jornal O Globo, Bolsonaro deve incluir no pronunciamento oficial críticas à conduta do Judiciário no processo eleitoral, mas não se espera que Bolsonaro parabenize Lula pela vitória de ontem. Tal atitude é considerada impossível, afirma o site.

PUBLICIDADE