Vitória de Lula repercute na imprensa pelo mundo

Líderes de vários países parabenizaram o presidente eleito pela terceira vez.

PUBLICIDADE

Dos Estados Unidos, passando por França até a China, vários líderes internacionais reconheceram a vitória de Luís Inácio Lula da Silva, eleito presidente do Brasil na noite do último domingo (30/10). 

PUBLICIDADE

Com 100,00% das urnas apuradas, Lula obteve 50,90% dos votos contra 49,10% de Jair Bolsonaro. Passadas mais de 15 horas do resultado, o atual presidente ainda não reconheceu a eleição do petista. 

Apoio do mundo

O apoio internacional veio rápido. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usou as redes sociais para parabenizar Lula e disse estar ansioso para “continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos”. 

 

Na Europa, o presidente francês Emmanuel Macron falou em “novo capítulo da história do Brasil” e em renovar os vínculos entre os dois países.

PUBLICIDADE

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, citou a parceria estratégica entre os dois países para garantir a democracia, paz, segurança e prosperidade no mundo. 

Presidentes da América do Sul também parabenizaram Lula pela vitória, casos de Argentina, Bolívia, Uruguai e Chile. 

A eleição de Lula foi assunto nos principais jornais internacionais. O americano The New York Times falou em fim de uma era da “extrema-direita” no Brasil. 

O inglês The Guardian destacou a democracia brasileira e a importância para o futuro da Amazônia. 

Brasil dividido

O francês Le Monde lembrou da eleição acirrada entre Lula e Bolsonaro destacando um Brasil dividido pela menor diferença entre dois candidatos, desde a redemocratização do país.