Codornas nascem em ovos à venda em prateleira de supermercado

Fato inusitado foi registrado pelo gerente do estabelecimento no interior do Piauí.

PUBLICIDADE

Um fato inusitado foi registrado em Campo Maior, cerca de 80 km de Teresina (PI). Filhotes de codorna nasceram dentro de uma caixa de ovos na prateleira de um supermercado. 

PUBLICIDADE

O vídeo feito pelo gerente do estabelecimento ganhou repercussão na imprensa local e foi registrado em 21 de setembro, mas só divulgado, nesta quinta-feira (13/10). Nele, o gerente e um funcionaram mostram o resgate de quatro filhotes, que posteriormente não resistiram. 

O G1, especialistas disseram que o calor acima dos 37º graus, aliado a outros fatores podem ter acelerado a eclosão de um ovo fértil. “Acabou nascendo aqui as codorninhas, tudo viva… Achamos uma chocadeira aqui, meu Deus!”, disse o funcionário durante a gravação. 

Veja abaixo

Ainda de acordo com o zootecnista Bruno Costa, entrevistado pelo G1, o fenômeno indica que os ovos já possuíam embriões e que os filhotes levam em média 17 dias para nascer, mas que fatores externos climáticos podem fazer com que o processo seja acelerado ou retardado. 

PUBLICIDADE

Ele também fez um alerta, já que as granjas, normalmente recebem lotes apenas de fêmeas, mas que a falta desse controle pode, às vezes, levar ovos fecundados às prateleiras dos mercados e colocados à venda. 

De acordo com os institutos de meteorologia, até novembro, o estado do Piauí deve registrar as maiores temperaturas do ano, com média de 38ºC. A Semar (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) do Piauí, informou que as máximas para os próximos meses podem passar dos 40ºC. 

Os meses de setembro, outubro e novembro, até ganharam memes entre os moradores do estado e ficou conhecido como ‘B-R-O bró’, em referência aos meses terminados em ‘bro’, como os mais quentes.