Advogada pede licença após ataque a nordestinos

Presidente da OAB-MG repudiou as falas e pediu a destituição da colega em Uberlândia.

PUBLICIDADE

Nas últimas horas, um vídeo feito pela vice-presidente da OAB Mulher de Uberlândia, no interior de Minas Gerais, ganhou repercussão nas redes sociais pelos comentários considerados xenofóbicos contra os nordestinos. A gravação tem pouco mais de 20 segundos e nele, a advogada Flávia Moraes aparece acompanhada de duas outras mulheres e dispara falas preconceituosas.

PUBLICIDADE

Em um trecho ela diz: ‘nós gastamos nosso dinheiro lá no Nordeste… A gente não vai mais alimentar quem vive de migalhas’, disse Flávia, que ainda pediu para que pessoas gastem o dinheiro no Sudeste, Sul ou fora do país.


Os ataques ao Nordeste começaram após o fim do primeiro turno das eleições. Simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro passaram a compartilhar mensagens de racismo, preconceito aos eleitores daquela região.

O motivo foi a imensa votação recebida por Lula na região Nordeste do País.

PUBLICIDADE

Na última quarta-feira (05/10), o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo, repudiou o vídeo e pediu destituição da colega. Em vídeo divulgado em seu perfil no Instagram, ele ressalta que a manifestação é de cunho pessoal e que não reflete o posicionamento da entidade. 

Sérgio reforçou que as falas da colega são preconceitos contra o povo nordestino e que ‘caracteriza um tipo de xenofobia regional intolerável e inadmissível’. 


Em nota, bastante criticada no meio jurídico, a OAB de Uberlândia disse que não se manifesta sobre declarações de cunho pessoal de seus inscritos e que a advogada pediu licença do cargo.