Lula pode recusar ir em debate de emissora de TV; motivo seria ‘mágoa’

Líder na votação do primeiro turno, Lula estaria estudando negar ida em debate.

PUBLICIDADE

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que liderou a votação do primeiro turno com 48,43%, pode ficar de fora de ao menos um debate do segundo turno promovido pelas principais emissoras de televisão do Brasil.

PUBLICIDADE

O embate que a Record vai promover no dia 23 de outubro pode ser ignorado pelo presidenciável, de acordo com o colunista Gabriel Vaquer, do portal Notícias da TV. O motivo disso seria uma mágoa de Lula com os ataques que vem sofrendo da Igreja Universal do Reino de Deus.

As equipes de Lula e Bolsonaro aceitaram as regras para o debate da Record, mas não confirmaram presença. A emissora é alinhada ao governo, então a presença do atual mandatário, que busca reeleição, é vista como certa pelos funcionários.

Vale lembrar que Lula não participou do debate do pool promovido pelo SBT e a CNN no primeiro turno. Das datas divulgadas até agora, estão os debates da RedeTV! em parceria com o Metrópoles em 17 de outubro e do SBT com a CNN em 22/10.

A Globo vai promover o último debate, dois dias antes da eleição, em 28 de outubro. A Band, que tradicionalmente promove o primeiro debate entre os candidatos, precisou adiar o primeiro encontro entre os dois candidatos a pedido da organização das campanhas dos dois políticos, que argumentaram a necessidade de mais tempo para se prepararem. O debate aconteceria no próximo domingo 09/10.

PUBLICIDADE

Procurada pelo Notícias da TV, a equipe do ex-presidente afirmou que não tem uma posição oficial sobre os debates televisivos, confirmando somente ter solicitado a alteração na data do debate da Band, que agora deverá acontecer em 16/10.