Criança falece após nadar em rio com ‘ameba comedora de cérebro’; autoridades alertam

Óbito aconteceu depois que a criança nadou em rio infectado com ameba que tira a vida em poucos dias.

PUBLICIDADE

Uma criança foi a óbito sob a suspeita de ter contraído uma doença provocada por uma ameba conhecida como ‘comedora de cérebros’. Segundo órgãos responsáveis, a vítima morreu depois de ter contraído a meningoencefalite amebiana primária, sob a sigla de PAM em inglês.

PUBLICIDADE

O nome científico da doença é Naegleria fowleri, que pode causar dores de cabeça, vômitos, náuseas e torcicolo. A morte pode acontecer quando ocorre o inchaço do cérebro. Esse caso requer atenção, segundo autoridades sanitárias.

Criança morre sob suspeita de ameba comedora de cérebros

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos está fazendo testes para confirmar o motivo que levou a essa infecção. A diretora do departamento responsável pelo caso, Lindsay Huse, em entrevista a rede de televisão NBC, confirmou a realização de tais exames. O óbito aconteceu essa semana nos Estados Unidos.

A autoridade sanitária alerta que, no momento, pede para que as pessoas estejam cientes e tomem cuidado quando estiver expostas a qualquer lugar que tenha água doce e quente. Caso seja confirmada essa doença, será o primeiro caso ocorrido no estado de Nebraska.

A criança faleceu nesta semana no condado de Douglas. Essa região abrange comunidades a oeste do município. A diretora não deu detalhes sobre a identidade da criança, para respeitar a família. A única informação foi que a criança nadou no rio Elkhorn, no dia 8 deste mês, desenvolvendo os sintomas por volta de cinco dias após essa exposição.

PUBLICIDADE

Criança foi hospitalizada e não resistiu

A criança foi internada dois dias depois de ter apresentado os primeiros sintomas, com óbito 10 dias depois de ter nadado no rio. A ameba, que suspeitam que seja a causa da morte, pode ser encontrada em lugares com água morna e doce, como córregos, lagos e fontes termais. Há casos em que ela também é encontrada no solo. A infecção pode ocorrer pelo nariz, destruindo o tecido cerebral.