Luto no PT: fundadora perde a vida após anos na política; falecimento aconteceu durante a madrugada

Diversas homenagens tomaram conta das redes sociais nas últimas horas pela memória da líder política.

PUBLICIDADE

Faleceu na última quinta-feira (2) a socióloga e advogada Zélia Franklin, uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) no estado do Ceará. Boa parte de sua vida foi dedicada à política e aos trabalhos sociais e na área de saúde. Em nota, o partido se manifestou sobre a perda, relatando pesar.

PUBLICIDADE

Zélia era especialista na área da Saúde e Desenvolvimento Sustentável, além de ter em seu currículo um mestrado em Sociologia e Desenvolvimento Agrícola. Durante a sua carreira política, passou por diversas instituições e órgãos de gestão pública relacionados à saúde e ao Meio Ambiente.

A advogada trabalhou pela Secretaria da Saúde, escola de Saúde Pública e pela Divisão de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente da Vigilância Sanitária. Além disso, atuou ativamente em diversos movimentos sociais e relacionados com a causa dos trabalhadores, a exemplo do cargo ocupado como coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual do estado do Ceará (Mova-se).

Em nota, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) manifestou grande pesar por conta da morte de Zélia Franklin. A entidade recordou a importância para os movimentos sociais e os seus diversos trabalhos na política do Ceará. Além disso, prestou solidariedade a todos os amigos e familiares neste momento de grande dificuldade.

Figuras públicas relacionadas ao PT também se manifestaram após a notícia do falecimento. Foi o caso do deputado Guilherme Sampaio: “Sua luta, generosidade, empatia e caráter serão sempre lembrados por nós, e seguirão nos fortalecendo na defesa da Democracia e na resistência em busca de uma sociedade mais democrática e justa para todos!”, publicou.

PUBLICIDADE