Rússia prepara ataque a Kiev nas próximas horas e ordena saída de moradores; comboio de 64 km é flagrado

Imagens de satélite mostram uma coluna de blindados, tanques e outros veículos indo em direção à capital da Ucrânia.

PUBLICIDADE

A Rússia informou na manhã desta terça-feira (1º) que realizará um ataque contra a Ucrânia, mais precisamente contra as estruturas dos serviços de segurança localizados em Kiev, a capital do país. O porta-voz do ministério da Defesa de Moscou, Igor Konashenkov, recomendou aos civis que deixem a cidade o quanto antes.

PUBLICIDADE

Comboio da Rússia com 64 km de extensão é visto em sentido a Kiev

Imagens captadas por satélite da Maxar Technologies indicam que um comboio com aproximadamente 64 km de extensão está próximo à cidade de Kiev, a capital da Ucrânia. Nesta coluna russa de infantaria estão presentes veículos blindados, tanques, artilharia rebocada e outros veículos logísticos.

A empresa afirma, ainda, que nuvens de fumaça estão sendo vistas em casas e prédios nos arredores da estrada por onde os veículos estão passando, embora a causa ainda não seja de conhecimento público.

Desde o início dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, mais de 400 civis já morreram desde a quinta-feira, de acordo com informações levantadas pelas Nações Unidas. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirma que Vladimir Putin está cometendo crimes de guerra, cobrando que o político seja responsabilizado na Corte Internacional por conta de suas ações.

Segundo o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a tomada de Kiev por Moscou poderá representar um agravamento da crise humanitária e dos direitos humanos da Ucrânia. Com efeito, é possível que a situação se torne ainda mais drástica, podendo render capítulos não esperados pela humanidade.

PUBLICIDADE