Idosos não queriam deixar casa em Petrópolis para não abandonar animais :’20 gatos e 4 cachorros’

Voluntários de uma ONG conseguiram convencer idosos a deixaram a casa em risco.

PUBLICIDADE

Dona Glória e seu marido não queriam deixar a casa onde moram, em região afetada pelas chuvas em Petrópolis. Na terça-feira (15), choveu em algumas horas o volume que era aguardado para todo o mês. As nuvens que se formaram acima da cidade tinham mais de 10 quilômetros de altura.

PUBLICIDADE

Após a chuva, a cidade ficou destruída. Morros deslizaram, casas desmoronaram e veículos foram arrastados. Na noite desta segunda-feira (21), as autoridades contabilizavam 181 mortos. Ainda há mais de 100 desaparecidas. Na terça, inicia o oitavo dia de buscas.

Idosos não queriam sair de casa por causa de gatos e cachorros

Dona Glória e seu marido não moram sozinhos. Eles vivem acompanhados de mais de 20 animais. Devido a isso, eles não queriam deixar a casa, mesmo com risco de que ela desabasse. Foi neste cenário que entrou em ação o Grupo de Resgate de Animais em Desastre (GRAD).

A GRAD nasceu há 11 anos, após chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro que deixou mais de 900 mortos. Dessa vez, os voluntários da GRAD foram até a casa de dona Glória. Ela não queria sair de lá por causa dos 20 gatos e quatro cachorros. O marido a acompanhava na decisão. Os dois ficaram ali, correndo risco de que a casa desabasse.

Os voluntários da ONG propuseram recolher os animais, levar para um abrigo e devolver para elas depois que a situação estiver normalizada. O casal de idosos, após conversa com os voluntários e explicação do processo, aceitou entregar os animais e deixar a casa. A GRAD recolheu animais de outras residências na cidade.

PUBLICIDADE