Brasil em lama: sirenes são acionadas com urgência e novos deslizamentos acontecem em outra cidade do Rio

A Defesa Civil segue em alerta diante dos riscos às populações em áreas com possibilidade de deslizamentos de terras.

PUBLICIDADE

As chuvas continuam trazendo enormes prejuízos em diversos pontos do Brasil. Nesta segunda-feira (21), os moradores da cidade de Nova Friburgo, localizada no Estado do Rio de Janeiro, foram surpreendidos com a forte precipitação que, em poucos minutos, deixou diversos pontos alagados, além de um grande rastro de destruição.

PUBLICIDADE

Diante do risco geológico iminente, a Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro acionou as sirenes de alerta da região, tendo em vista a elevada possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra. Em Petrópolis, centenas de pessoas perderam as suas vidas por essa mesma razão, redobrando as medidas preventivas.

Considerando a previsão para a queda de mais chuva nas próximas horas, a recomendação da Defesa Civil é no sentido de que os moradores de áreas de risco deixem as suas casas e procurem abrigo em locais seguros. Há pontos de apoio com o intuito de receber a população vulnerável. Com efeito, Nova Friburgo continua em Estado de Atenção.

Durante os primeiros minutos das fortes chuvas que caíram no município fluminense na tarde desta segunda-feira, diversos pontos foram completamente alagados. Um dos pontos mais críticos foi o bairro Catarcione, onde foram constatados ao menos três pontos com deslizamentos de terras. Na região central também houve a queda de uma barreira, bem como no Parque Dom João VI, onde a Defesa Civil foi acionada para duas ocorrências de ameaça de queda de barreira.

Em caso de emergência, a Defesa Civil da cidade de Nova Friburgo deverá ser acionada por ligação telefônica para o número 199.

PUBLICIDADE