Estátuas de deuses gregos com mais de 5 mil anos são encontradas na Turquia

Arqueólogos encontram cabeças de Dionísio e Afrodite no sítio arqueologico do país

PUBLICIDADE

Segundo informações da universidade Kütahya Dumlupınar, durante escavações no sítio arqueológico da cidade turca de Aizanoi, foram encontradas cabeças de estátuas com mais de 5 mil anos de idade, sendo respectivamente dos deuses gregos Afrodite e Dionísio.

PUBLICIDADE

O coordenador e professor Gökhan Coşkun, da universidade supracitada, revelou a possibilidade de que naquele local houvesse uma oficina de estátuas no período da antiguidade.

De acordo com o estudioso, essas descobertas são importantes por demonstrarem que o culto aos deuses politeístas da Grécia Antiga seguiram existindo por anos e que não foram perdidos mesmo durante o grande Império Romano.

As estátuas

As cabeças das estátuas encontradas são da deusa grega Afrodite, conhecida popularmente como a deusa da beleza, da conquista e do amor, já a segunda cabeça pertence ao deus grego Dionísio, sendo reconhecido na mitologia como o deus do vinho, por entender e conhecer muito sobre plantio e colheita.

Para se ter uma ideia da complexidade da descoberta, foi preciso mais de cem pessoas para realizar os estudos e a escavação dos artefatos históricos.

PUBLICIDADE

A cidade de Aizanoi faz parte do território que pertenceu aos gregos no período da Antiguidade. Localizada a 300km de Istambul, capital turca, a cidade está sob avaliação da Organização das Nações Unidas, isso porque no ano de 2012 foi indicada a lista de patrimônios da Unesco e é mundialmente lembrada por abrigar um templo que foi erguido para Zeus, que na mitologia é retratado como o deus dos deuses.