Bolsonaro convoca Conselho da República e Randolfe Rodrigues responde: ‘Já estamos prontos’

Senador respondeu fala do presidente sobre convocação do Conselho da República.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro (sem partido) discursou em Brasília na manhã desta terça-feira (7). Milhares de manifestantes se reuniram na Praça dos Três Poderes. Bolsonaro afirmou que nesta quarta-feira estaria reunido com os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF) para reunião do Conselho da República.

PUBLICIDADE

O Conselho da República trata de assuntos como intervenção federal, estado de sítio, estado de defesa e outras questões importantes que envolvam as instituições democráticas brasileiras. Bolsonaro erro ao citar o ministro Luiz Fux, presidente do STF, como integrante do Conselho.

O Conselho Federal é comandado pelo presidente e conta com a participação do vice-presidente, os presidentes do Senado e da Câmara, o ministro da Justiça, e líderes da maioria e da minoria das duas casas Legislativas. Para completar, seis cidadãos são convidados a participar.

O presidente da República tem direito a fazer dois convites. A Câmara e o Senado têm direito a convidar mais duas pessoas, cada um. A fala de Bolsonaro repercutiu nas redes sociais. O Senador Randolfe Rodrigues foi um dos que se manifestou após declaração do presidente.

PUBLICIDADE

Randolfe quer ser convidado a participar

Como o Senado Federal pode indicar duas pessoas ao Conselho, o senador Randolfe Rodrigues pediu que os indicados pela casa fossem ele e Omar Aziz. Os dois atuam na CPI da Covid. Renan Calheiros, líder da maioria do Senado, e Marcelo Freixo, líder da minoria na Câmara, também fariam parte.

“Adianto ao Presidente que já estamos prontos para tomar seu depoimento. O Senhor quer estar na condição de testemunha ou investigado, Jair Bolsonaro?”, escreveu Randolfe no Twitter.