Foi a anestesia? Menino autista de 8 anos morre após ir ao dentista

Criança foi ao posto de saúde para fazer restauração dentária e família diz ele recebeu anestesia.

PUBLICIDADE

Quem já foi ao dentista realizar algum procedimento que necessita de anestesia, sabe que o cirurgião responsável sempre faz perguntas do tipo: “você tem alergia a algum medicamento?”, “você já recebeu anestesia alguma vez na vida?”. Essas perguntas são importantes para o tratamento adequado.

PUBLICIDADE

De acordo com o site da Dentalprev, a anestesia pode apresentar alguns efeitos colaterais, além daquele de deixar a sua boca inchada. Um dos efeitos listados, é a arritmia cardíaca, que pode durar cerca de dois minutos. A maioria dos pacientes, porém, não apresenta efeito colateral nenhum.

Menino morre após ir ao dentista

Repercute nas redes sociais a notícia da morte de um menino autista de 8 anos que foi a um posto de saúde de Itaueira, no Piauí, para fazer a limpeza dos dentes. Alexandre Reis de Carvalho foi ao local com a mãe e um tio. Um primo deu detalhes em entrevista ao G1.

Segundo ele, o menino recebeu a anestesia e teve uma parada cardíaca por volta das 11h da segunda-feira (16). A criança não acordou e teve mais três paradas ao longo do dia. A última delas aconteceu às 16h. A Polícia Civil está investigando o caso. O corpo passou por exames no Hospital Regional Tibério Nunes, na cidade de Floriano.

Secretaria de Saúde desmente uso de anestésico

A Secretaria de Saúde de Itaueira emitiu nota informando que o paciente de 8 anos recebeu o atendimento necessário. A equipe que o atendeu era composto por cinco pessoas: dois médicos, um dentista, um técnico em saúde bucal e um enfermeiro. “(o paciente) necessitava de procedimento diferenciado, além do uso de sedativo para acalmá-lo, não houve nenhum tipo de aplicação de anestesia por tratar-se de procedimento de restauração dental”, afirmou em nota.

PUBLICIDADE